Dramaturgias articuladas em Eugenio Barba: ator, encenador e espectador
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2022.0015Palavras-chave:
dramaturgia, dissolução, descentralização, actor, encenador, espectadorResumo
Durante todo o século XX, houve um intenso debate sobre a função do texto no evento teatral. Uma das consequências desse debate foi que, na passagem para o século XXI, a ideia de que a palavra dramaturgia não seria mais exclusivamente aplicada à escrita literária de um texto para o cenário teatral já estava consolidada. Nem mesmo à sua interpretação. Além disso, ela poderia nem estar ligada a qualquer texto ou significado. O presente artigo pretende apontar a articulação das dramaturgias do ator, do diretor e do espectador seguida pelo diretor Eugenio Barba e seu grupo de teatro Odin Teatret.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Manoel Prazeres
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publiquem os seus textos na Sinais de Cena publicam as suas contribuições sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial -Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0): “Os utilizadores dos conteúdos podem compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, segundo os seguintes termos: 1) Deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso. 2) Não pode usar o material para fins comerciais. 3) Colagens, modificações ou criações a partir dos conteúdos publicados não podem ser distribuídos".