O papel dos eventos turísticos nas unidades de alojamento e hoteleiras e de restauração e bebidas na cidade de Torres Vedras: O caso do Carnaval

Autores

  • António José Vitorino Abreu Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Eduardo Moraes Sarmento ISCE, CEsA (Universidade de Lisboa) e ULHT
  • Carla Vargas de Oliveira Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij5(1)2015.30287

Palavras-chave:

Turismo, Eventos, Torres Vedras, Carnaval

Resumo

Este artigo analisou a importância turismo de eventos na cidade de Torres Vedras, particularmente com o estudo de caso do Carnaval. Metodologicamente, além da necessária revisão bibliográfica, foram realizadas 7 entrevistas às entidades públicas e aplicados 5 questionários às entidades privadas de alojamento hoteleiro e 48 questionários à restauração e bebidas, de forma a recolher dados sobre o real efeito do Carnaval na cidade em questão. Ao nível socioeconómico concluiu-se que, na maioria dos casos, o Carnaval de Torres Vedras acaba por representar uma mais-valia, para a cidade bem como para o concelho. É claro que, nem sempre houve unanimidade por parte dos agentes entrevistados, pois alguns que alegaram alguns comportamentos excessivos e abusivos por parte de determinados grupos de turistas do carnaval desta cidade.

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Publicado

2023-06-13

Como Citar

Vitorino Abreu, A. J., Moraes Sarmento, E., & Vargas de Oliveira, C. (2023). O papel dos eventos turísticos nas unidades de alojamento e hoteleiras e de restauração e bebidas na cidade de Torres Vedras: O caso do Carnaval. Tourism and Hospitality International Journal, 5(1), 12–34. https://doi.org/10.57883/thij5(1)2015.30287

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