A importância dos websites na divulgação da sustentabilidade ambiental nos hotéis de 4 e 5 estrelas em Portugal continental

Autores

  • Eduardo Moraes Sarmento Lisbon School of Economics and Management (ISEG – Lisbon University e CEsA/CSG/ISEG)
  • Joana Nunes Franco Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij20(1)2023.31339

Palavras-chave:

Turismo, Sustentabilidade, Ambiente, Hotéis, Websites, Internet, Portugal

Resumo

O turismo tem sido uma das principais atividades económicas a nível global. Neste contexto, é importante a adoção de estratégias que propiciem o crescimento sustentável e responsável. Sabendo que, as unidades hoteleiras existentes são responsáveis pela emissão de fatores poluentes para o meio ambiente, o objetivo deste artigo é verificar a (in)existência de práticas sustentáveis ambientais que promovam uma melhor conduta, e se a mesma se traduz na forma de comentários de um cliente. Estando numa era tecnológica esta pesquisa focou-se na análise dos websites dos hotéis para a verificação da (in)existência de práticas sustentáveis relativamente aos hotéis de quatro e cinco estrelas em Portugal Continental num total de 501 hotéis de quatro estrelas e 155 de cinco estrelas através de uma abordagem baseada na netnografia. Verificou-se que nem todos os hotéis, independentemente do número de estrelas comunicam eficientemente as suas práticas.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Moraes Sarmento, E., & Nunes Franco, J. (2023). A importância dos websites na divulgação da sustentabilidade ambiental nos hotéis de 4 e 5 estrelas em Portugal continental. Tourism and Hospitality International Journal, 20(1), 57–74. https://doi.org/10.57883/thij20(1)2023.31339

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