Insights about destination brand: Madeira case study

Autores

  • Teresa Filipa Freitas Carvalho Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
  • Eduardo Moraes Sarmento ISEG (Lisbon School of Economics & Management, Universidade de Lisboa); ULHT; ESHTE
  • Sandra Maria Correia Loureiro Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) Business Research Unit (BRU/UNIDE)

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij9(1)2017.30408

Palavras-chave:

Destino turístico, Madeira, Marca, Marca Madeira, Turismo

Resumo

O conceito de marca, tal como é conhecido hoje em dia, é passado através de várias (re)definições ao longo dos anos. Inicialmente, a marca estava associada a produtos domésticos, mas com a evolução da sociedade passou a representar produtos industriais, pessoas, valores, e serviços. Hoje em dia, devido à grande oferta de destinos turísticos, as marcas representam também países, cidades e regiões. Este tipo de marcas, resultam da maturação e da cobertura da funcionalidade das mesmas. Assim, as marcas turísticas ou marcas de lugares, provêm da necessidade de valorizar os lugares através das suas características únicas, impulsionando a visita dos turistas e a sustentabilidade do destino. A ilha da Madeira é um destino turístico típico, que se destaca da concorrência através do seu património, em termos de cultura e património. Com a sua economia baseada no turismo e para medir a importância da Marca, foi realizada uma entrevista a um dos principais actores nesta área, especificamente ao Director Regional de Turismo da Região Autónoma da Madeira. Além disso, entrevistamos 118 turistas durante os meses de Julho e Agosto de 2017 no aeroporto da Madeira.

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Publicado

2023-06-12

Como Citar

Freitas Carvalho, T. F., Moraes Sarmento, E., & Correia Loureiro, S. M. (2023). Insights about destination brand: Madeira case study . Tourism and Hospitality International Journal, 9(1), 12–33. https://doi.org/10.57883/thij9(1)2017.30408

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