O uso da narrativa no paradigma da investigação qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16127Palavras-chave:
Enfermagem, Investigação qualitativa, NarrativasResumo
A investigação qualitativa em saúde tem vindo a adquirir relevância, nomeadamente quando se pretende a identificação dos sentidos atribuídos ao conteúdo do cuidado de saúde e de forma concreta ao cuidado de Enfermagem. Releva-se a reflexão desenvolvida a partir da experiência profissional, nomeadamente quando operacionalizada através da narrativa das práticas Objetivo Compreender o contributo da narrativa em estudos de investigação qualitativa. Método-. Desenvolvemos um ensaio metodológico a partir de uma revisão da literatura centrada no tópico atual – a narrativa como técnica de investigação. Resultados – a análise de narrativas com conteúdo profissional, nomeadamente nas áreas da educação e da investigação, constituem-se como um resultado com identificação de domínios valorizados pelos profissionais de saúde (enfermeiros), na compreensão dos sentidos e significados do cuidar. Conclusões - recorrendo à narrativa como técnica de produção de dados, permite-nos identificar na perspetiva dos profissionais, atributos definidores de conceitos relacionados com a natureza da ação em enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.