EFEITO DA TEMPERATURA NO DESENVOLVIMENTO DO BRÓCOLO DE INDÚSTRIA NA REGIÃO DO VALE DO TEJO
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i3.16145Palavras-chave:
Brassica oleracea L. var. italica Plenck, crescimento, data de plantação, desenvolvimento, somatório de temperaturas.Resumo
A modelação do desenvolvimento e crescimento da couve-brócolo, de acordo com o somatório de temperaturas, é uma ferramenta importante para a estimativa das fases fenológicas e época de colheita, permitindo ainda um melhor posicionamento dos tratamentos fitossanitários no combate aos inimigos chave da cultura.
Foi instalado em Almeirim, região do Vale do Tejo, no período de setembro de 2016 a janeiro de 2017, um ensaio com objetivo de avaliar o efeito da temperatura no desenvolvimento e crescimento da couve-brócolo para indústria, usando o somatório de temperaturas. Consideraram-se quatro tratamentos, as datas de plantação (D1-7 setembro; D2-16 setembro, D3-26 de setembro e D4-1 de outubro). Procedeu-se à colheita aleatória de 8 amostras de 6 plantas em cada tratamento, observando-se o número de folhas, o diâmetro da cabeça, o peso verde e seco das folhas, caules e cabeças.
São necessários cerca de 60 dias e um somatório de temperatura na ordem dos 700-800ºC, com temperaturas médias compreendidas entre 10°C e 24° C, para se dar o início do desenvolvimento da cabeça. Para se alcançar na colheita o diâmetro de cabeça comercial são necessários cerca de 90 dias e um somatório de temperatura de cerca de 950°C.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.