EFEITO DA DENSIDADE DE PLANTAÇÃO NO BRÓCOLO PARA INDÚSTRIA, VARIEDADE “PARTHENON” (Brassica oleracea L. var. italica Plenk)
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i1.18300Palavras-chave:
Brassica oleracea L. var. italica Plenck, densidade de plantação, desenvolvimento, diâmetro comercial das inflorescências, produtividade.Resumo
A densidade de plantação é um fator que condiciona o desenvolvimento, o diâmetro comercial da inflorescência e, deste modo, a produtividade do brócolo de indústria. Com o objetivo de avaliar o efeito da densidade de plantação no brócolo de primavera, variedade Parthenon, foi instalado um ensaio de campo no Vale do Tejo, Cartaxo, em condições normais de cultivo. Avaliaram-se três densidades de plantação: D1-2,67 plantas/m2 (0,50mx0,40m); D2-3,3 plantas/m2 (0,40m x0,40m); D3-4,4 plantas/m2 (0,30 x 0,40 m). O ensaio foi instalado num esquema de parcelas totalmente aleatórias, com 4 repetições por tratamento. No final do ciclo estimou-se a produtividade, o peso e o diâmetro médio das cabeças por planta.
A produtividade média estimada foi mais elevada em D1 e D2. Os tratamentos influenciaram o diâmetro e o peso médio das inflorescências, sendo mais elevado em D1 e D2. A densidade de plantação pode ser usada para controlar a dimensão média das cabeças do brócolo para indústria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.