PODERÁ UM SISTEMA DE TRATAMENTO INTEGRADO - LEMNA E CO-DIGESTÃO ANAERÓBIA - CONSTITUIR UMA ESTRATÉGIA SUSTENTÁVEL PARA A GESTÃO DO CHORUME DE PORCO?
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i1.18292Palavras-chave:
Bioenergia, chorume, digestão anaeróbia, macrófitas, tratamento de efluentes.Resumo
A produção suinícola é uma atividade económica de grande importância, mas que tem um impacte ambiental elevado, devido às emissões de gases com efeito de estufa e também à poluição associada ao chorume produzido. Como forma de minimizar esses impactes é importante o desenvolvimento de modelos de gestão assentes em novas tecnologias eficientes e de baixo custo. A co-digestão anaeróbia tem tido um papel relevante como tecnologia de bioconversão, combinando as potencialidades de dois ou mais substratos com diferentes características, no âmbito de uma bioenergia sustentável. O objetivo deste estudo é avaliar o desempenho de um sistema de tratamento e valorização de chorumes suinícolas, em co-digestão com macrófitas, como processo integrado de bioconversão. Numa primeira etapa pretende-se estudar a cinética de crescimento de Lemna minor na fração líquida do chorume, rica em macro e micronutrientes, em distintas condições operacionais, de modo a potenciar a acumulação de amido e/ou de lípidos. Esta biomassa enriquecida será utilizada numa segunda etapa, co-digestão anaeróbia, através da seleção de vários substratos, atendendo aos fatores endógenos de cada região, com vista a maximizar a produção de Bio-CH4. Os resultados esperados poderão servir de suporte à elaboração de uma análise de sustentabilidade ambiental da cadeia de produção suinícola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.