AGRIO ET EMULSIO – DESENVOLVIMENTO DE EMULSÃO ALIMENTAR FRUTADA COM XAROPE DE MORANGO
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i1.18295Palavras-chave:
Creme de barrar; Estabilidade; Hiperpressão; Irradiação; Xarope de morango.Resumo
O trabalho enquadra-se no projeto Agrio et Emulsio (POCI-01-0145-FEDER-023583), desenvolvimento de novas emulsões alimentares (Lima, 2014). A inovação do produto resulta da adição de um xarope de morango a um creme de barrar de origem vegetal. Foram desenvolvidas seis formulações do xarope de morango e do creme de barrar, avaliadas por um painel de provadores não treinado, que permitiu a seleção de um protótipo. Para controlo da estabilidade microbiológica avaliou-se um conjunto de populações microbianas. Para estudar a estabilidade deste novo produto utilizaram-se duas tecnologias emergentes, a irradiação ionizante (Pinto et al, 2006) e a Hiperpressão (Muntean et al, 2016) uma vez que não pode ser submetido a tratamento térmico. Seis amostras foram irradiadas numa fonte de cobalto-60, com 3 doses de radiação gama: 1, 2 e 3 kGy. Seis amostras foram sujeitas a HPP: 400, 475 e 525 MPa durante 6min. Os resultados obtidos do produto irradiado e submetido a Hiperpressão comparativamente às amostras sem tratamento, não evidenciaram diferenças significativas. Ao invés as amostras não sujeitas a qualquer tratamento e mantidas sob refrigeração a 5 ºC durante 7 semanas mantiveram-se estáveis e evidenciaram características microbiológicas satisfatórias. Na sequência destes resultados preliminares é possível concluir que a estabilidade do produto poderá ser garantida pelas boas práticas de fabrico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.