LITERACIA PARA A SAÚDE NA PERSPETIVA DAS CRIANÇAS, EM MEIO ESCOLAR

Autores

  • Magdalena Vieira Instituto Politécnico de Santarém
  • Alcinda Reis Instituto Politécnico de Santarém
  • Isabel Barroso Instituto Politécnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19887

Palavras-chave:

Cidadania em saúde, Enfermagem comunitária, Literacia para a saúde, Promoção da saúde

Resumo

A literacia para a saúde está associada à promoção da saúde e tem influência nos comportamentos, resultados e na cidadania em saúde. Com o objetivo de caraterizar as evidências obtidas no âmbito da literacia para a saúde das crianças participantes, desenvolveu-se um estudo de abordagem qualitativa, com orientação dedutivo-indutiva. Desenvolveram-se vinte entrevistas semiestruturadas, analisadas recorrendo à técnica de análise de conteúdo. A literacia para a saúde dos participantes carateriza-se pela capacidade de compreensão, gestão e investimento, nas áreas da alimentação e controlo do peso, resultante da informação sobre saúde veiculada pelos profissionais de saúde, pais e professores, o que permite promover a saúde e prevenir doenças através da adoção de estilos de vida saudáveis. Identificamos falta de conhecimento relativamente à informação sobre a prevenção do baixo peso. A promoção da saúde revela-se como uma estratégia que contribui para a capacitação, ‘empowerment’, literacia para a saúde e cidadania em saúde.

Downloads

Publicado

2020-04-11

Como Citar

Vieira, M., Reis, A., & Barroso, I. (2020). LITERACIA PARA A SAÚDE NA PERSPETIVA DAS CRIANÇAS, EM MEIO ESCOLAR. Revista Da UI_IPSantarém, 8(1), 161–176. https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19887

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>