INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS JUNTO DAS CRIANÇAS DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PARA A PROMOÇÃO DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24848Palavras-chave:
alimentação saudável, criança, enfermagem, escola, serviços de saúde escolarResumo
O desenvolvimento de uma Alimentação Saudável é fundamental para a maximização da saúde. A sua promoção deve iniciar-se o mais precocemente possível. Pretendemos com esta scoping review identificar as intervenções de enfermagem na implementação de estratégias junto de crianças do 1º ciclo do Ensino básico, para a promoção de uma alimentação saudável. De acordo com o Joanna Brigs Institute a scoping review permite utilizar a metodologia “PCC” para a definição dos critérios de inclusão. Definimos “População” - Crianças dos 6 aos 12 anos, “Conceitos” Alimentação saudável, Criança, Intervenções de Enfermagem, Serviços de Saúde Escolar e “Contexto” Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Utilizamos o Prisma Flow Diagram para a avaliação da qualidade metodológica. Da análise constatamos que a intervenção do enfermeiro na promoção de uma alimentação saudável junto das crianças revelou-se fundamental para a introdução dos hábitos no seu dia-a-dia, promovendo assim o bom desenvolvimento cognitivo, físico e social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.