Influência da Dieta Mediterrânica no Cancro: uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32448Palavras-chave:
Dieta mediterrânica, cancroResumo
Segundo o Pordata, Estatísticas de Portugal e Europa, cerca de 27 mil pessoas morreram por tumores malignos no último ano, sendo uma das principais causas de morte a nível mundial. Em grande parte dos estudos efetuados nos últimos anos é afirmado que uma das causas de cancro pode ser o excesso de peso e a desnutrição. A Dieta Mediterrânea (DM) é um padrão alimentar tradicional rico em nutrientes, vitaminas, antioxidantes e equilibrado com uma fonte de gordura insaturada e um consumo reduzido de carnes vermelhas. Este estilo de vida pode reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes, cancro e promover uma vida mais saudável. O presente trabalho é uma revisão narrativa de estudos efetuados nos últimos cinco anos, com o objetivo de evidenciar a influência que a dieta mediterrânea tem em pacientes diagnosticados com cancro. A pesquisa foi efetuada no mês de março de 2023, na base de dados Pubmed, utilizando as palavras chave: “(“Mediterranean diet”(Title)) AND (cancer (Title)), tendo-se obtido 83 artigos. Foram excluídos artigos de revisão comentários, artigos de opinião, e artigos que não abordavam a dieta mediterrânica ou cancro, ficando 19 artigos para análise. Os artigos analisados incluíram estudos da influência da DM nos cancros de: mama (6), próstata (4), bexiga (2), tiróide (2), cólon (2), estômago e esófago (3). O cancro da mama parece ser mais comum em mulheres com excesso de peso e pós-menopausa. A adesão à DM diminui os níveis de adiposidade e o IMC, o que leva a que haja um menor risco de aparecimento do cancro da mama. No que respeita aos restantes cancros, de um modo geral, quanto maior a adesão à DM, menor o risco de desenvolvimento do cancro. Em alguns casos de doença instalada, os sintomas são mais suaves e a progressão da doença é mais lenta em pacientes com maior adesão à DM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Paula Pinto, Vanessa Roque, Rui Jorge
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.