Biorefinaria para produção de um Biofungicida
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32552Palavras-chave:
Biofungicida, Biorefinaria, Resíduos agroindustriais, valorização resíduosResumo
As agroindústrias enfrentam vários desafios no âmbito da bioeconomia, procurando novos processos e tecnologias para o reaproveitamento de resíduos e subprodutos agroindustriais. A indústria de sumos produz uma grande quantidade de resíduos orgânicos que necessitam de valorização. Neste contexto, o principal objetivo deste estudo foi desenvolver uma biorrefinaria para a extração do óleo essencial da casca da laranja, através do reaproveitamento de resíduos da indústria dos sumos, o qual funcionará como matéria-prima na produção de um biofungicida. No presente estudo descrevem-se os métodos utilizados para a extração do óleo de laranja, através do processo de destilação simples, que consiste num processo de separação e purificação utilizado para separar uma mistura homogénea formada por um sólido dissolvido num líquido, decantação, que é um processo de separação de misturaslíquidas heterogéneas e, por fim, secagem, sendo um processo de transferência de massa envolvendo a remoção de humidade (água). A obtenção deste óleo puro apresenta um rendimento médio de 1,075 % de óleo extraído/kg de casca de laranja. A prova de conceito está pronta e a tecnologia está validada, correspondo a uma TRL de 4. Este estudo apresenta-se bem articulado com as necessidades de negócio da região, uma vez que a região de Santarém apresenta indústria agroalimentar focada na produção de sumos. Por outro lado, existe uma grande produção agrícola, que segundo as diretrizes europeias terá de converter 30% do solo agrícola em agricultura biológica sendo importante o desenvolvimento de novas moléculas de origem biológicas que permitam alcançar esses objetivos. Com este projeto pretende-se a construção de uma nova biorefinaria ligada ao setor agroalimentar, que tem como objetivo criar valor e promover a sustentabilidade do território nos seus diferentes pilares, gerando emprego, permitindo a fixação das pessoas em regiões de baixa densidade como é o caso do distrito de Santarém e reduzir os impactes ambientais decorrentes da deposição dos resíduos orgânicos em aterro sanitário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Jessica Torrão, Mónica Contente, Tomás Carraço, João Reis, Ana Neves, Margarida Oliveira
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.