INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM QUE CAPACITAM O CUIDADOR INFORMAL DA PESSOA COM AFASIA EM CONTEXTO DOMICILIÁRIO: UMA SCOPING REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19884Palavras-chave:
Afasia, Cuidados Domiciliários, Cuidadores Informais, EnfermagemResumo
Comunicar é inato ao homem, a afasia torna-se um problema para a pessoa, família e cuidadores informais. Entende-se afasia como o distúrbio que afeta todos os aspetos da linguagem. O cuidador informal e o enfermeiro, têm um papel preponderante na autonomia da pessoa com afasia minimizando angústia e limitações. Desenvolveu-se uma Scoping Review com a questão: Que intervenções de enfermagem capacitam o cuidador informal da pessoa com afasia em contexto domiciliário? A pesquisa foi realizada com descritores MeSH, conjugando a estratégia de pesquisa Nurs* AND afasia OR homenursing AND caregivers. O processo de seleção dos estudos desenvolveu-se de acordo com o PRISMA 2009 Flow Diagram, garantindo a qualidade metodológica dos mesmos, evidenciando-se o papel do enfermeiro como prestador de cuidados e gestor de caso, na sua vertente de team-leader e mediador, criando uma rede de cuidados adequados às necessidades individuais, moldada por valores compartilhados entre a equipa, pessoa e família.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.