O CONHECIMENTO DE SI NA CONSTRUÇÃO ÉTICA E ESTÉTICA NO CUIDADO À PUÉRPERA EM PROCESSO DE TRANSIÇÃO SAÚDE-DOENÇA-SAÚDE, EM CONTEXTO
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24836Palavras-chave:
Comunicação, Empowerment, Enfermagem, PuerpérioResumo
De forma a refletir se o conhecimento de si por parte do enfermeiro promove o cuidado à puérpera em contexto hospitalar, desenvolveu-se uma Scoping Review com a questão: O conhecimento de si promove o cuidado à puérpera em contexto hospitalar? A pesquisa foi realizada com descritores MeSH, conjugando a expressão de pesquisa: Nursing AND Empowerment AND Communication AND Postpartum period, na base de dados EBSCOhost. Procedeu-se à pesquisa de artigos publicados entre 11/2015 e 11/ 2020. O processo de seleção dos estudos desenvolveu-se de acordo com o PRISMA 2009 Flow Diagram, garantindo assim a qualidade metodológica dos mesmos. Nos resultados obtidos constata-se que os enfermeiros tendem a mobilizar o conhecimento de si, para conseguir prestar cuidados à mulher nesta fase de transição de mulher grávida para puérpera, de modo a que esta vivencie esta transição desenvolvimental de uma forma saudável, promovendo assim uma visão da maternidade positiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.