Clima e turismo num contexto de mudanças ambientais
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis1330Resumo
A disseminação da prática turística é um fenómeno recente, especialmente marcado a partir da década de 60 do século passado. Mais recente ainda é o estudo sistemático das relações entre turismo e clima. na abordagem teórica acerca da motivação turística, o clima, visto como um bem ou a prestação de um serviço, transforma -se num recurso passível de ser avaliado. neste texto, exemplificam -se várias tentativas para quantificar o “recurso climático” na determinação do potencial turístico de uma região e sintetizam -se os conhecimentos sobre a importância do clima na motivação dos turistas. além disso, o turismo é um dos sectores económicos em que se antecipa que as alterações climáticas venham a ter bastante impacto, devido a modificações do clima nos locais turísticos; por outro lado, as próprias práticas turísticas contribuem para intensificar as alterações climáticas, devido ao aumento de emissão de gases com efeito de estufa. na segunda parte, abordam -se as possíveis interacções entre as alterações climáticas e o turismo, bem como possíveis medidas de mitigação e adaptação.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.