Clima e turismo num contexto de mudanças ambientais
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis1330Resumen
A disseminação da prática turística é um fenómeno recente, especialmente marcado a partir da década de 60 do século passado. Mais recente ainda é o estudo sistemático das relações entre turismo e clima. na abordagem teórica acerca da motivação turística, o clima, visto como um bem ou a prestação de um serviço, transforma -se num recurso passível de ser avaliado. neste texto, exemplificam -se várias tentativas para quantificar o “recurso climático” na determinação do potencial turístico de uma região e sintetizam -se os conhecimentos sobre a importância do clima na motivação dos turistas. além disso, o turismo é um dos sectores económicos em que se antecipa que as alterações climáticas venham a ter bastante impacto, devido a modificações do clima nos locais turísticos; por outro lado, as próprias práticas turísticas contribuem para intensificar as alterações climáticas, devido ao aumento de emissão de gases com efeito de estufa. na segunda parte, abordam -se as possíveis interacções entre as alterações climáticas e o turismo, bem como possíveis medidas de mitigação e adaptação.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Las opiniones expresadas en los textos presentados a Finisterra son responsabilidad de los/as autores/as.
2. Los/as autores/as conservan los Derechos de Autor/a y otorgan a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia de Atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de autoría y la publicación inicial en esta revista.
3. Los/as autores/as se comprometen a seguir las “Normas de publicación de manuscritos” en la plataforma RCAAP.
4. Siempre que el texto deba cambiar, a sugerencia de los/as Revisores/as Científicos/as y / o del Comité Ejecutivo, los/as autores/as se comprometen a aceptar estas sugerencias y presentarlas en las condiciones solicitadas. Siempre que haya cambios con los que los/as autores/as no estén de acuerdo, las justificaciones deben proporcionarse caso por caso.
5. La reproducción de material con Derechos de Autor/a ha sido autorizada previamente.
6. Los textos son originales, no publicados o enviados a otras revistas.