Genealogia eólica argentina (1990-2020)
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis20078Resumo
Na Argentina, o potencial eólico é um depósito inesgotável de energia limpa. Desde a década de 1990, as turbinas eólicas de média e alta potência têm vindo a expandir-se em diferentes regiões do país. O artigo procura construir a genealogia eólica argentina, entendendo-a como a evolução das turbinas eólicas ou parques instalados no território nacional, para conhecer o desenvolvimento do setor, desde os seus primórdios até ao presente. A investigação baseia-se na utilização de fontes documentais secundárias e estatísticas, para além de informação primária a partir da observação de campo e de uma série de entrevistas semi-estruturadas com informadores-chave. Três gerações eólicas parecem coexistir no território, mostrando diferentes características, momentos e atores. As turbinas eólicas tornam-se os protagonistas da transição energética, motor de sistemas elétricos renováveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Finisterra
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.