Processos de urbanização e metropolização na América Latina

Alguns elementos para sua reflexão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis28339

Resumo

O artigo destaca os principais processos socioespaciais analisados em pesquisas sobre fenómenos urbanos e metropolitanos na América Latina, a partir de uma perspectiva socio-crítica, bem como novas perspectivas teóricas dentro da estrutura da ecologia política dos processos metropolitanos. Neste sentido, foi realizada uma revisão documental nos campos da geografia, sociologia urbano-rural e estudos ambientais com base na pesquisa de artigos, capítulos em livros e livros (físicos e virtuais) para identificar os processos que moldam os fenómenos urbanos e metropolitanos através da implementação de categorias de análise. O trabalho destaca três aspectos-chave: a) os processos socioespaciais mais representativos na análise dos estudos urbanos e metropolitanos latino-americanos; b) as principais abordagens e autores da teoria crítica na pesquisa dos processos urbanos e metropolitanos; e c) a consolidação do giro espacial como tentativa de entender a configuração dos fenômenos urbanos e metropolitanos a partir do surgimento de novos campos teóricos interdisciplinares, que buscam destacar alguns efeitos da produção capitalista do espaço através de noções como a justiça ambiental e espacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Marco Antonio Aguirre, Geógrafo

PhD(c) en Ciencias Ambientales, Universidad del Valle, Colombia

Geógrafo y Asistente de Investigación, Grupo Territorios (adscrito al Departamento de Geografía de la Universidad del Valle)

Profesor Auxiliar, Departamento de Geografía y Facultad de Ingeniería 

María Mónica Arroyo, Profesora Universidade de São Paulo (USP)

Doctora en Geografía. Profesora Universidade de São Paulo (USP). Departamento de Geografía

Oscar Buitrago Bermúdez, Profesor Titular Universidad del Valle

Doctor en Geografía. Profesor titular de la Universidad del Valle, Colombia. Investigador del Grupo Territorios (Departamento de Geografía, Universidad del Valle)

Publicado

2023-04-30

Como Citar

Aguirre, M. A., Arroyo, M. M. ., & Buitrago Bermúdez, O. (2023). Processos de urbanização e metropolização na América Latina: Alguns elementos para sua reflexão. Finisterra, 58(122), 117‑134. https://doi.org/10.18055/Finis28339

Edição

Secção

Síntese bibliográfica