“SOL, PRAIA, MAR, VENTO E TRABALHO”:

CARACTERIZAÇÃO PRODUTIVA DAS CIDADES TURÍSTICAS COSTEIRAS DO CEARÁ-BRASIL ENTRE 2010 E 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis36741

Resumo

O turismo é uma atividade estratégica na economia devido às suas especificidades, com capilaridades em outras atividades económicas, tornando-se uma a peça-chave para o desenvolvimento regional. Assim, este artigo examina a dinâmica dos setores turísticos específicos dos municípios costeiros (litoral Leste e Oeste) do Estado do Ceará que contribuiram para o crescimento ou declínio do emprego formal entre 2010 e 2019.  A metodologia é baseada na aplicação do método Shift-Share (diferencial-estrutural) e do Quociente Locacional para empregos e vínculos formais dos setores turísticos dos municípios costeiros (Amontada, Aracati, Beberibe, Fortim e Icapuí). Os resultados mostraram efeito líquido negativo para Icapuí, enquanto os demais obtiveram efeito líquido positivo, indicando que o crescimento do emprego formal pode ser atribuído à dinâmica do setor ou à vantagem competitiva locacional. Além disso, o Quociente Locacional revelou a existência de aglomeração produtiva nos setores turísticos dos municípios. Desta maneira, conclui-se a necessidade de debates estratégicos no âmbito das políticas públicas, de modo a impulsionar o desenvolvimento regional com base nos aglomerados produtivos existentes nas regiões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

FRANCISCO, Universidade Estadual do Ceará

Doutor e mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduado em Ciências Econômicas pela UFC. Atualmente, professor do Curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Av. Dr. Silas Munguba, 1700 – Campus do Itaperi, Fortaleza, CE, CEP:
CEP: 60.714.903.

Davis

Pós-Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará, doutorado em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente, Ramo Ciências do Mar, mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE. É bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente, professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Av. Dr. Silas Munguba, 1700 – Campus do Itaperi, Fortaleza, CE, CEP: 60.714.903.

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

BRAGA, F. L. P., & de Paula, D. P. (2024). “SOL, PRAIA, MAR, VENTO E TRABALHO”: : CARACTERIZAÇÃO PRODUTIVA DAS CIDADES TURÍSTICAS COSTEIRAS DO CEARÁ-BRASIL ENTRE 2010 E 2019. Finisterra, 59(127), e36741. https://doi.org/10.18055/Finis36741

Edição

Secção

Artigos