O FUNDO FOTOGRÁFICO FRANCISCO TENREIRO DO CENTRO DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
RECUPERAÇÃO, INCORPORAÇÕES E POSSIBILIDADES DE REUTILIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis39084Resumo
A Fototeca do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG-IGOT-ULisboa) procedeu à recuperação integral do fundo fotográfico original de Francisco Tenreiro (1921-1963) depositado neste arquivo de ciência. Esta acção esteve associada à preparação da exposição Francisco Tenreiro, geógrafo, que a Fototeca organizou em colaboração com a Biblioteca Nacional de São Tomé e Príncipe, em 2024. Nesta oportunidade, localizou-se no Arquivo de Família de Francisco Tenreiro um conjunto de materiais fotográficos, maioritariamente obtidos em contexto de trabalho de campo, que foram integralmente digitalizados na Fototeca do CEG e integrados no espólio. O património fotográfico assim reunido abre novas perspectivas para o estudo do percurso e da obra científica de Francisco Tenreiro e permite antever novos usos e formas de difusão destes materiais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Finisterra
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.