Infraestruturas como referencial para planear face à austeridade:

novas oportunidades no sistema de planeamento português.

Autores

  • Frederico Sá Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOCCOPP), Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSTP), Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0003-3660-2751
  • Ricardo Cardoso City and Regional Planning Section, Knowlton School of Architecture, The Ohio State University https://orcid.org/0000-0003-1514-1714

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis39141

Resumo

Quase quinze anos após a Crise Financeira Global (CFG), as práticas de planeamento do uso do solo mantêm-se praticamente inalteradas em todo o mundo, mesmo em regiões afectadas por austeridade e redução da despesa pública. Além disso, a investigação crítica sobre crise, austeridade e dinâmicas urbanas tende a ignorar o planeamento do uso do solo, criando um afastamento em relação à realidade quotidiana dos planeadores. Esta situação é particularmente relevante em áreas de urbanização extensiva, como Portugal. As medidas de austeridade resultantes da CFG em Portugal expuseram falhas significativas no sistema de planeamento espacial, incluindo a sua rigidez e incapacidade de se adaptar a contextos socioespaciais marcados por dispersão urbana, bem como por declínio demográfico e económico. Recorreu-se a metodologias de investigação-acção para explorar oportunidades emergentes da crise e desenvolver uma ferramenta processual – Infrastructures vs Building (IvB) ­­– que utiliza as infraestruturas como referencial para o planeamento do uso do solo. A IvB reforça o sistema de planeamento português ao desafiar paradigmas urbanísticos expansionistas e fornecer dados quantificados sobre infraestruturas para a classificação do uso do solo. Mais do que um instrumento de diagnóstico, a IvB constitui uma plataforma prática para integrar redes de infraestruturas no planeamento, com aplicabilidade em Portugal e noutros contextos.

Os cortes orçamentais severos após a CFG expuseram as falhas do sistema de planeamento espacial português, incluindo sua rigidez e incapacidade de lidar com realidades socioespaciais marcadas por dispersão urbana, declínio demográfico e económico. Utilizando metodologias de investigação-ação, foi desenvolvido o Infrastructures vs Building (IvB), uma ferramenta que usa infraestruturas como referência para o planeamento.

O IvB melhora o sistema de planeamento ao desafiar o paradigma expansionista e fornecer dados quantificados sobre infraestruturas para classificação do uso do solo. Mais do que uma ferramenta diagnóstica, o IvB promove uma abordagem prática para integrar redes de infraestruturas no planeamento, com aplicabilidade em Portugal e outros contextos.

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Biografias Autor

Frederico Sá, Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOCCOPP), Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSTP), Universidade de Aveiro

Urbanist, PhD in Architecture by the Faculty of Architecture of the University of Porto, Master in Urban Planning by the University of Aveiro and Bachelor in Civil Engineering by the Faculty of Engineering of the University of Porto. He has been an Invited Assistant Professor at the University of Aveiro since 2008 where he is responsible for a range of graduate and undergraduate courses around public space, mobility and urban planning in the Department of Social, Political and Territorial Sciences, in the Department of Environment and Planning and in the Department of Civil Engineering. At the University of Aveiro, as a researcher, he is a full member of GOVCOPP (Centre for Studies in Governance, Competitiveness and Public Policies) and participated in several researches, highlighting is work in the project "Costs and Benefits of Urban Dispersion on a Local Scale". He is also Invited Assistant Professor at the Faculty of Architecture of the University of Porto and at the School of Architecture , Art and Design of the University of Minho. He is Managing Partner of the UEST Company since 2017. At UEST he collaborates intensively with numerous municipalities in the coordination of plans and urban projects.

Ricardo Cardoso, City and Regional Planning Section, Knowlton School of Architecture, The Ohio State University

Ricardo Cardoso is an Assistant Professor in the City and Regional Planning Section at the Knowlton School. He earned his PhD in City and Regional Planning with a designated emphasis in Global Metropolitan Studies at the University of California, Berkeley and he holds an MSc in Urban Development Planning from University College London as well as a BSc in Civil Engineering from the University of Porto. Before joining OSU, Ricardo was an Assistant Professor at Yale-NUS College in Singapore and held post-doctoral positions at the University of Cape Town, New York University, and the University of Porto.

Ricardo Cardoso’s research centers on transnational urbanism, the urban effects of oil economies, and the politics of development and change in African cities. Focusing on Luanda, Angola, his work takes an interdisciplinary perspective to study critical intersections between energy regimes and emerging modes of urbanization. His ongoing book project—Luanda Unbounded: Energy Futures in the Throes of a Crude Urban Revolution—offers a critical examination of how changing patterns of energy generation shape socio-spatial forms in cities sustained and conditioned by the export of hydrocarbons. Based on long-term fieldwork, this contributes to debates on the future of energy in the age of climate change and its impact on the world’s cities. Ricardo also sustains a continued interest in development and planning issues in Portugal.

Publicado

2025-10-01

Como Citar

Sá, F., & Cardoso, R. (2025). Infraestruturas como referencial para planear face à austeridade: : novas oportunidades no sistema de planeamento português . Finisterra, 60(130), e39141. https://doi.org/10.18055/Finis39141

Edição

Secção

Artigos