Short-term rentals establishments in Lisbon’s historical city center:

sustainable measures for tourism activity in the Santa Maria Maior parish

Authors

  • Leonardo Rodrigues Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) https://orcid.org/0000-0002-7276-8305
  • Francisco Silva Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE); Centro de Investigação Aplicada em Turismo, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE); Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa https://orcid.org/0000-0002-9742-7339
  • Tiago Lopes Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE); Centro de Investigação Aplicada em Turismo, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE); Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa; Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) https://orcid.org/0000-0002-1548-1287

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis24666

Abstract

This article discusses short-term rentals (STR)
dynamics in Lisbon’s historical city centre by matching its tourism characteristics with the
organization of the city at residential and urban revitalization levels. The developed work
comprises an analysis of the state of the art, the assessment of STR trends in several European
cities, and an empirical investigation with the application of semi-structured interviews
to four different groups of stakeholders, focusing on their perceptions about STR
dynamics in the parish of Santa Maria Maior, Lisbon. Some inputs to develop a sustainable
STR model are presented, which could be balanced with the preservation of the residents
and their neighbourhood. Results show that changes which occurred in this specific
neighbourhood led to an increase in the STR activity. It is concluded that new strategies
may be helpful to achieve the goal of having a better balance among Lisbon’s tourist and
residential function.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonardo Rodrigues, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE)

Mestre em turismo, com especialização em gestão estratégica de destinos turísticos, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). Licenciado em turismo pela Universidade Europeia.

A sua recente atividade profissional está relacionada com agências de viagens como a Viagens Abreu e com a hotelaria no grupo Hotéis Dom Carlos em Lisboa.

Francisco Silva, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE); Centro de Investigação Aplicada em Turismo, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE); Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa

Professor adjunto na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), onde coordena a Comissão Científica Executiva do Mestrado em Turismo. É licenciado e doutorado em Geografia (ULisboa), mestre em Ciências e Sistemas de Informação Geográfica (ISEGI) e Especialista em Turismo e Lazer (ESHTE).

É investigador integrado do Centro de Estudos Geográficos do grupo TERRITUR do IGOT-Universidade de Lisboa e investigador colaborador do CiTUR (RIPTUR/ESHTE) e autor de vários livros sobre turismo e desportos de aventura.

A sua atividade profissional tem sido bastante variada; foi fotojornalista e presidente da Associação Desportos de Aventura Desnível, trabalha como consultor em turismo e eventos de outdoor e é instrutor em vários desportos de aventura.

Tiago Lopes, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE); Centro de Investigação Aplicada em Turismo, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE); Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa; Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR)

Tiago Lopes concluiu o seu doutoramento em Turismo pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (Universidade de Lisboa). Atualmente, ocupa cargos docentes na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). Como principais áreas de interesse e investigação centra-se nos temas de planeamento turístico, gestão e qualidade de serviço, experiências criativas na natureza, turismo de aventura, recreação e eventos.

Published

2022-05-19

How to Cite

Rodrigues, L., Silva, F., & Lopes, T. (2022). Short-term rentals establishments in Lisbon’s historical city center: : sustainable measures for tourism activity in the Santa Maria Maior parish. Finisterra, 57(119), 65–86. https://doi.org/10.18055/Finis24666

Issue

Section

Articles