Alojamento local no centro histórico da cidade de Lisboa:

propostas sustentáveis para a atividade turística na freguesia de Santa Maria Maior

Autores

  • Leonardo Rodrigues Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) https://orcid.org/0000-0002-7276-8305
  • Francisco Silva Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE); Centro de Investigação Aplicada em Turismo, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE); Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa https://orcid.org/0000-0002-9742-7339
  • Tiago Lopes Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE); Centro de Investigação Aplicada em Turismo, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE); Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa; Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) https://orcid.org/0000-0002-1548-1287

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis24666

Resumo

Este artigo aborda o papel do alojamento local (AL) na evolução do centro
histórico de Lisboa em termos holísticos, relacionando as suas componentes distintivas referentes
ao setor turístico com as dinâmicas por este produzidas na estrutura habitacional da
cidade, nos seus serviços complementares, na reabilitação urbana e no tecido social. Recorrendo
ao estado da arte sobre a temática, à análise das tendências do AL em várias cidades
europeias e a uma investigação empírica com aplicação de entrevistas semiestruturadas a
quatro grupos de stakeholders, procurou-se analisar as perceções que esses diferentes grupos
têm sobre as dinâmicas de AL na freguesia de Santa Maria Maior, Lisboa. O principal objetivo
consiste em apresentar contributos para um modelo de desenvolvimento do AL mais
sustentável, que permita conciliar-se com a valorização do tecido social das comunidades
residentes. Os resultados comprovam que as variações registadas em termos sociais e
comerciais da freguesia ultrapassam a exploração deste alojamento turístico. Relativamente
à melhoria do modelo de gestão atualmente vigente das áreas de contenção em Lisboa, os
stakeholders elencam medidas que visam a criação de um equilíbrio sustentável entre o uso
turístico e residencial da cidade de Lisboa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Leonardo Rodrigues, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE)

Mestre em turismo, com especialização em gestão estratégica de destinos turísticos, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). Licenciado em turismo pela Universidade Europeia.

A sua recente atividade profissional está relacionada com agências de viagens como a Viagens Abreu e com a hotelaria no grupo Hotéis Dom Carlos em Lisboa.

Francisco Silva, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE); Centro de Investigação Aplicada em Turismo, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE); Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa

Professor adjunto na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), onde coordena a Comissão Científica Executiva do Mestrado em Turismo. É licenciado e doutorado em Geografia (ULisboa), mestre em Ciências e Sistemas de Informação Geográfica (ISEGI) e Especialista em Turismo e Lazer (ESHTE).

É investigador integrado do Centro de Estudos Geográficos do grupo TERRITUR do IGOT-Universidade de Lisboa e investigador colaborador do CiTUR (RIPTUR/ESHTE) e autor de vários livros sobre turismo e desportos de aventura.

A sua atividade profissional tem sido bastante variada; foi fotojornalista e presidente da Associação Desportos de Aventura Desnível, trabalha como consultor em turismo e eventos de outdoor e é instrutor em vários desportos de aventura.

Tiago Lopes, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE); Centro de Investigação Aplicada em Turismo, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE); Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa; Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR)

Tiago Lopes concluiu o seu doutoramento em Turismo pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (Universidade de Lisboa). Atualmente, ocupa cargos docentes na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). Como principais áreas de interesse e investigação centra-se nos temas de planeamento turístico, gestão e qualidade de serviço, experiências criativas na natureza, turismo de aventura, recreação e eventos.

Publicado

2022-05-19

Como Citar

Rodrigues, L., Silva, F., & Lopes, T. (2022). Alojamento local no centro histórico da cidade de Lisboa:: propostas sustentáveis para a atividade turística na freguesia de Santa Maria Maior. Finisterra, 57(119), 65–86. https://doi.org/10.18055/Finis24666

Edição

Secção

Artigos