Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimento II

Autores

  • Gracinda Hamido Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
  • Margarida César Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.342

Palavras-chave:

Dialogismo, Construção de conhecimento, Interacção, Aprendizagem.

Resumo

Este é o segundo de um número duplo da revista Interacções, com o tema "A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico/interactivo". O objectivo deste número duplo é reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, acerca do papel das interacções/relações dialógicas na construção do conhecimento. Pretende-se apresentar evidências e elaborações/discussões teóricas, a partir de vários campos de investigação e de prática, acerca do papel das relações de natureza dialógica (intra e inter individuais e comunitárias) nos processos de aprendizagem/desenvolvimento/mudança implicados na construção e apropriação de conhecimento. Pretende-se também explorar e clarificar algumas implicações educacionais e societárias desses processos, pressupondo que eles podem ser observados em vários contextos (escolas e outras organizações, comunidades, contextos profissionais, pessoais e interpessoais, entre outros) e analisados através de diferentes quadros de referência teóricos e metodológicos (Educação, Psicologia, Sociologia, Antropologia, História, Ciência, Artes, entre outros).

Downloads

Publicado

2007-11-05

Como Citar

Hamido, G., & César, M. (2007). Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimento II. Revista Interacções, 3(7). https://doi.org/10.25755/int.342

Edição

Secção

Número 7 - A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico/interactivo II.