Atitudes do enfermeiro em contexto de ensino clínico: uma revisão da literatura
Resumen
Com o decorrer do Ensino Clínico torna-se crucial compreender de que modo as atitudes dos enfermeiros influenciam o desempenho dos alunos.
Cuidados de excelência só podem ser assegurados com a passagem de testemunho do Enfermeiro para o aluno. Nesta linha, as atitudes que os enfermeiros supervisores apresentam, tornam-se o “espelho” e o reflexo do futuro profissional.
O supervisor tem a capacidade de melhorar a qualidade da formação do estudante, sendo que este tem o dever de ser o catalisador da mudança. Um processo interactivo e dinâmico facilitador da aprendizagem experiencial que permite a melhoria e a continuidade dos cuidados.
Descargas
Citas
• ABREU, Wilson Correia (2003). Supervisão, qualidade e ensinos clínicos: que parcerias para a excelência em saúde? Coimbra: Formasau. ISBN 972-8485-35-2.
• ABREU, Wilson Correia (2007). Formação e aprendizagem em contexto clínico. Coimbra: Formasau, 295 p. ISBN 978-972-8485-87-0.
• ARCO, António Reis (2005) Supervisão pedagógica no ensino clínico de enfermagem. Revista sinais vitais, N.º 58 (Janeiro 2005). Coimbra. ISSN 0872 – 8844.
• CARVALHAL, Rosa (2003). Parcerias na formação. Papel dos orientadores clínicos: perspectivas dos actores. Loures: Lusociência. ISBN 972-8383-40-1.
• CARVALHO, António Carlos (2006). O ensino clínico de enfermagem. Enfermagem. II série, N.º 42/43 (Abril/ Setembro 2006). Lisboa. ISSN 0871-0775.
• DIXE, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues (2007). Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a orientação em parceria, enfermeiros orientadores e docentes dos ensinos clínicos. Enfermagem. II série. Nº 47/48 (Julho/ Dezembro 2007). Lisboa. ISSN 0871-0775.
• FARIA, Sidónio (Julho 2007). Supervisão clínica na enfermagem no caminho da excelência dos cuidados. [em linha]. [consultado em 2 de Outubro 2009]. Disponível em <http://www.forumenfermagem.org/index2.php?option=com-content&do_pdf=18id=2959>.
• FONSECA, Maria José Lopes (2006). Supervisão em ensinos clínicos de enfermagem: perspectiva do docente. Coimbra, 125 p. ISBN 972-8485-68-9.
• LONGARITO, Clementina Sousa (2002). O ensino clínico: a importância da orientação e a construção do saber profissional. Revista Investigação em Enfermagem. Nº 5 (Fevereiro 2002). Coimbra. ISSN 0874-7695.
• SERRA, Miguel Nunes (2006). Supervisão dos estudantes de enfermagem realizada por enfermeiros de prática clínica: a perspectiva dos actores. In: Associação Portuguesa de Enfermeiros/Investigar para melhor cuidar. Lisboa: APE, 27 p.
• SIMÕES, João Filipe Fernandes Lindo et al. (2006). Supervisão em ensino clínico de enfermagem: três olhares cruzados. Revista Investigação em Enfermagem. Nº 14 (Agosto 2006). Coimbra. ISSN 0874-7695.
• SIMÕES, João Filipe Fernandes Lindo (2007). Supervisão em ensino clínico de enfermagem: a perspectiva dos enfermeiros cooperantes. Enfermagem. II Série. Nº 47/48 (Julho/ Dezembro 2007). Lisboa. ISSN 0871-0775.
• SIMÕES, João Filipe Fernandes Lindo & Garrido, António Fernando da Silva (2007). Finalidade das estratégias de supervisão utilizadas em ensino clínico de Enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem. [em linha]. 16(4) Outubro-Dezembro 2007, Florianópolis, pp. 599-608. [consultado em. 17 de Outubro 2009]. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000400003&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0104-0707. doi: 10.1590/S0104-07072007000400003.
• SIMÕES, João Filipe Fernandes Lindo; Alarcão, Isabel; Costa Nilza (2008). Supervisão em ensino clínico de enfermagem: a perspectiva dos enfermeiros cooperantes. Revista Referência. II série. N.º 6. (Junho 2008). Coimbra. ISSN 0874-0283.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que sometan propuestas para esta revista estarán de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los artículos serán publicados según la licencia Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conforme el régimen open-access, sin cualquier coste para el autor o para el lector.
b) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, se permite la divulgación libre del trabajo, desde que sea correctamente atribuida la autoría y la publicación inicial en esta revista.
c) Los autores están autorización para firmar contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial e esta revista.
d) Los autores tienen permiso y son alentados a publicar y distribuir su trabajo on-line (ej.: en repositorios instituciones o en su página personal) ya que eso podrá generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.
Documentos necesarios para la sumisión
Plantilla del artículo (formato editable)