Satisfação da pessoa surda com a qualidade da assistência em saúde
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0204.07.00149Palavras-chave:
Surdez, Satisfação, Assistência, SaúdeResumo
Introdução: A barreira de comunicação existente entre as pessoas surdas e ouvintes prejudica a participação ativa da pessoa surda na sociedade.
Objetivo: Avaliar a satisfação da pessoa surda com a qualidade das ações e serviços oferecidos nas unidades de saúde públicas.
Métodos: Estudo de natureza exploratório-descritiva e enfoque transversal, realizado com uma amostra de 15 pessoas surdas com perda auditiva severa ou profunda, de ambos os sexos (10 homens e 5 mulheres), que se comunicam através da Língua de Sinais (Libras), com idade compreendida entre 20 e 38 anos, usuárias dos serviços públicos de saúde. Foi utilizado um Questionário de Satisfação.
Resultados: A maioria dos participantes (86,7%) declararam-se muito insatisfeitos com a comunicação dos funcionários, 80% referiram ausência de materiais informativos e educativos e 53,3% demonstram nível de satisfação negativo, quanto à pontualidade no agendamento das consultas, marcação e entrega de exames.
Conclusões: Os resultados mostram a necessidade de contratação de intérpretes para melhorar a assistência das pessoas surdas.
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