Turismo gastronómico, um fator de diferenciação

Autores

  • Sandra Cunha Mazaltur Travel and Tourism Agency Lda

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0205.09.00157

Palavras-chave:

Turismo gastronómico, Gastronomia, Rotas gastronómicas

Resumo

Introdução: O turismo gastronómico cresceu consideravelmente em todo o mundo tal como a nível europeu. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT, 2012), os destinos e empresas de turismo estão conscientes da importância da gastronomia para diversificar o turismo e estimular o desenvolvimento económico local, regional e nacional. A gastronomia sempre faz parte da história de Portugal como um produto que lhe conferia autenticidade e glamour.

Objetivos: Divulgar o produto estratégico Gastronomia, como produto turístico de excelência com alto potencial de desenvolvimento para o Turismo Português.

Métodos: Analisou-se vários estudos publicados correlacionando as principais ideias e teorias, enfocando a importância do Turismo Gastronómico e eventos gastronómicos para o desenvolvimento de regiões e rotas gastronómicas como fator diferenciador. Além do perfil do turista gastronómico, foram analisadas as fases da experiência do turismo gastronómico e do comportamento dos turistas gastronómicos.

Resultados: Verificou-se algumas falhas significativas na revisão de literatura efetuada, pois não existem muitos estudos relativos ao contributo da gastronomia no desenvolvimento das regiões.

Conclusões: A gastronomia é um dos produtos turísticos que mais influência tem aquando da escolha do destino. Portugal deve tal como espanha e frança estruturar o produto gastronomia como um produto que confere a Portugal autenticidade e qualidade. A gastronomia e os vinhos são considerados ativos qualificadores da oferta turística portuguesa (Estratégia Turismo 2027, 2017).

Turismo gastronómico, um fator de diferenciação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APTECE. (2014). Manual Prático de Turismo de Culinária. CPL Meetings & Events. Obtido em 15 de abril de 2017, de http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/AreasAtividade/desenvolvimentoeinovacao1/Documents/manual

pratico-turismo-culinariaAPTECE.pdf

Comissão Nacional da UNESCO. (04 de dezembro de 2013). unescoportugal.mne.pt. Obtido em 12 de março de 2017, de unescoportugal.mne.pt: https://www.unescoportugal.m ne.pt/pt/noticias/324-dietamediterranica-na-listadopatrimonio-imaterial

Folgado-Fernández, J. A., Hernández-Mogollón, J., & Duarte, P. (23 de agosto de 2016). Destination image and loyalty development: the impact of tourists’ food experiences at gastronomic events. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, 94.

Gheorghe, G., Tudorache, P., & Nistoreanu, P. (2014). Gastronomic tourism, a new trend for contemporary tourism? 9 (1), pp. 12-21.

Hall, M., & Sharples, L. (2003). Food Tourism Around The World. Elsevier Journals.

Henriques, C., & Custódio, M. (2010). Turismo e Gastronomia: a valorização do património gastronómico na região do Algarve. Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies, 6, pp. 6981. Obtido de http://www.scielo.mec.pt/scielophp?script=sci_isoref&pid=S1646-24082010000100008&lng= pt& tlng=pt

IPDT. (12 de maio de 2017). ipdt. (I. – I. Turismo, Editor, I. –I. Turismo, Produtor, & IPDT – Instituto de Turismo). Obtido em 12 de maio de 2017, de ipdt.pt: http://www.ipdt.pt/?cId=0005b 65d-0b12-3334-4ee6ef32e4c78bbb

Jong, A., & Varley, P. (2016). Food tourism policy: Deconstructing boundaries of taste and. Tourism Management.

Kalkstein-Silkes, C., Cai, L., & Lehto, X. (2008). Conceptualizing festival-based culinary tourism in rural destinations. Em C. M. Hall, & L. Sharples, Food and Wine Festivals and Events Around the World:

Development, Management and Markets (pp. 65-77). Obtido de http://www.sciencedirect.com/s cience/article/pii/B978075068380700004X

Kivela , J., & Crotts, J. (2006). Tourism and gastronomy: gastronomy’s influence on how tourists experience a destination. Journal of Hospitality & Tourism Research, 30, pp. 354-377.

Mitchell, R., & Hall, C. (2003). Consuming tourists: food tourism consumer behaviour. Obtido em 02 de junho de 2017, de http://shora.tabriz.ir/Uploads/8 3/cms/user/File/657/E_Book/T ourism/Food%20Tourism.pdf# page=77

Parlamento Europeu e do Conselho. (14 de dezembro de 2012). Regulamento (UE) N.o 1151/2012. Atos legislativos. Jornal Oficial da União Europeia. Obtido em 05 de abril de 2017, de http://www.sativa.pt/Uploads/%7BCD2A65E1-A940-433EB539-DBF3B901F9E8%7D.pdf

Possamai, A. M., & Peccini, R. (2015). Turismo, História e Gastronomia. EDUCS.

Quan, S., & Wang, N. (2004). Towards a structural model of the tourist experience: an illustration from food experiences in tourism. Tourism management, 25 (3).

Seaman, B. (2008). Greg Richards (ed): Cultural Tourism: Global and Local Perspectives. Journal of Cultural Economics, 4.

Sormaz, U., Akmese, H., Gunes, E., & Sercan, A. (2016). Gastronomy in Tourism. Procedia Economics and Finance, 726;727.

THR. (2013). Plano Estratégico Nacional do Turismo: Revisão e Ojetivos 2013-2015. Turismo de Portugal.

travelBI. (2015). Inquérito a turistas Abril 2015. Turismo de Portugal. Intercampus. Obtido em 30 de maio de 2017, de http://travelbi.turismodeportuga l.pt/pt-pt/Documents/An%C3%A1lise s/Estudo%20Satisfa%C3%A7%C3%A3o%20dos%20Turista s/Inqu%C3%A9rito%20Turista s%20Inverno_2015.pdf

Turismo de Portugal. (2013). visitportugal. Obtido de visitportugal: https://www.visitportugal.com/ pt-pt/node/73762

Turismo de Portugal. (2015). Plano de Ação Turismo 2020. Ministério da Economia, Turismo de Portugal. Turismo de Portugal.

Turismo de Portugal. (2017). Estratégia Turismo 2027: Liderar o Turismo do Futuro. Turismo de Portugal.

UNWTO. (2012). Global Report on Food Tourism.

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

2018-01-31

Como Citar

Cunha, S. (2018). Turismo gastronómico, um fator de diferenciação. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(5), 93–98. https://doi.org/10.29352/mill0205.09.00157

Edição

Secção

Engenharias, tecnologia, gestão e turismo