Projeto de Intervenção Educativa - R.E.D. BULL (ying)

Autores

  • José Gomes Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal
  • Andreia Mendes Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal
  • Bibiana Conceição Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal
  • Melanie Machado Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal
  • Maria Fátima Claro UCC Farol do Mondego, Portugal
  • Luís Seixo UCC Farol do Mondego, Portugal

Palavras-chave:

Projetos, Saúde Escolar, Bullying

Resumo

Introdução: É na adolescência que os jovens se deparam com o sentimento de ameaça da sua identidade, o que pode despoletar comportamentos agressivos (Hernández, 2013). O bullying é uma forma de violência escolar que tem vindo a apresentar uma elevada prevalência (Andrade, 2012).

Objetivo: Aumentar o nível de literacia para a saúde da comunidade escolar (alunos e docentes) relativamente ao bullying e desenvolver o projeto em todas as turmas do 5º ao 9º ano, incluindo os docentes, numa escola do concelho da Figueira da Foz.

Métodos: A população alvo é constituída por 203 alunos do 5º ao 9º ano e 13 docentes. É um estudo transversal de investigaçãoação, tendo sido aplicado um questionário de diagnóstico e realizadas sessões de educação para a saúde, avaliadas à posteriori através da aplicação de um novo questionário.

Resultados: 93,1% dos estudantes identificaram o que fazer numa situação de bullying, destes, 62,6% afirmaram chamar um adulto; 95,1% sabiam o que era o bullying, 56,8% associaram o conceito à agressão física e 92,6% conheciam os tipos de bullying, dos quais o bullying físico (71,9%) e o bullying verbal (69,5%) foram os tipos mais mencionados. Dos docentes inquiridos, 77% nunca vivenciou nenhuma situação de bullying.

Conclusões: Os alunos adquiriram novos saberes no que diz respeito às questões: “Numa situação de agressão o que fazes?”, “Sabes o que é o bullying?”, “O que é o bullying?” “Conheces os tipos de bullying?” e “Quais são os tipos de bullying?”.

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Referências

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Como Citar

Gomes, J., Mendes, A., Conceição, B., Machado, M., Claro, M. F., & Seixo, L. (2016). Projeto de Intervenção Educativa - R.E.D. BULL (ying). Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (1), 83–90. Obtido de https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13929

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde