Apoio Psicológico no Ensino Superior: o Serviço de Psicologia do Instituto Politécnico de Viseu

Autores

  • Leandra Cordeiro Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
  • Maria João Amante Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Palavras-chave:

Ensino Superior, Estudantes, Psicoterapia

Resumo

Introdução: O foco da intervenção psicológica em contexto universitário tem sofrido alterações ao longo do tempo, centrando-se hoje, para além das questões vocacionais e de gestão de carreira, nas vicissitudes ligadas ao desenvolvimento pessoal e ao bem estar intrasubjetivo.

Objetivo: descrever e analisar a atividade do Serviço de Psicologia do Instituto Politécnico de Viseu, no período de 2010 a 2015.

Métodos: Análise descritiva dos pedidos recebidos no SEP (53), num total de 912 consultas prestadas, identificando género, idade, naturalidade, unidade orgânica, motivo do pedido e principais dificuldades.

Resultados: Os estudantes que pedem ajuda são maioritariamente estudantes do sexo feminino (59%), que se encontram deslocados da sua terra natal, permanecendo em Viseu para estudar. Os principais motivos para o pedido de consulta são problemas de ansiedade (41%) e afeto depressivo (21%). No entanto, preocupações com o desempenho académico (15%) e outros problemas afetivos (11%) encetam este pedido de ajuda.

Conclusões: Os indicadores clínicos remetem-nos para uma problemática desenvolvimental, com questões ligadas ao momento de transição para a idade adulta (com a exposição de fragilidades anteriores e a ampliação de ansiedades futuras), o que demosntra a pertinência do serviço na promoção da saúde dos estudantes por forma a potenciar competências académicas e a permitir a consolidação de um trajeto futuro.

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Referências

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Como Citar

Cordeiro, L., & Amante, M. J. (2016). Apoio Psicológico no Ensino Superior: o Serviço de Psicologia do Instituto Politécnico de Viseu. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (1), 145–150. Obtido de https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13937

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde