Como as teorias da educação podem ser aplicadas no ensino da contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0207.01.00181Palavras-chave:
Ensino de contabilidade, Competências em contabilidade, Teorias de aprendizagem, Estilos de aprendizagemResumo
Introdução: Possuir competências técnicas não é suficiente para ser um bom formador em contabilidade. O conhecimento sobre as teorias da aprendizagem, os métodos de aprendizagem, as diferentes formas de avaliação de conhecimento, os diferentes métodos de ensino, é também fundamental para ser um bom formador em contabilidade.
Objetivos: Analisar as teorias de aprendizagem que podem ser aplicadas no ensino da contabilidade e como podem ajudar os formadores de contabilidade a melhorar o processo de aprendizagem de acordo com as suas competências.
Métodos: Revisão da literatura sobre as competências dos profissionais de contabilidade e análise da aplicação das teorias de aprendizagem no ensino da contabilidade.
Resultados: Tendo por base algumas teorias de aprendizagem (behaviorismo, humanismo, cognitivismo, cognitivismo social e construtivismo), proporcionar um conjunto de recomendações aos formadores em contabilidade de modo a melhorar o processo de aprendizagem.
Conclusões: Mesmo que um formador disponha de uma boa formação académica, uma larga experiência profissional; mesmo que use tecnologias de ensino inovadoras, se o formador não escutar os formandos; se o formador não perceber que cada formando apresenta uma formação de base diferente, uma cultura diferente, uma forma diferente de aprender; se o formador não perceber que não existe uma forma standard de ensinar, o formador não será bem sucedido.
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