Acessibilidade, património e projeto. Re-arquiteturas para todos
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0207.09.00183Palavras-chave:
Acessibilidade, Património Cultural, Projecto Arquitectónico, Aprendizagem, Percepção sensorialResumo
Introdução: Projectar para proporcionar ao Património Cultural novos ciclos de vida requere que este seja dotado de novas funcionalidades, que seja capaz de assegurar conforto e segurança, e que também seja melhorado e facilitado o seu uso por parte de todos os seus utentes. Esta última questão da acessibilidade é entendida actualmente como uma condição básica de carácter transversal que deve estar presente no processo de projecto do início ao fim.
Objetivos: No ensino da Arquitectura as questões ligadas à acessibilidade são geralmente tratadas como matérias colaterais, ou como um assunto acessório; contudo se se considerarem como um verdadeiro tema projectual, talvez se obtenha um maior compromisso e engajamento por parte dos futuros profissionais.
Métodos: Análise do estado da arte a partir de vários estudos publicados e dos problemas relacionados com a sua aplicação. Serão também analisadas as experiências dos estudantes na sua aprendizagem académica. Neste sentido trabalhou-se com base na intervenção nas ruínas do Mosteiro de San Antón em Castrogeriz, situadas no caminho de Santiago.
Resultados: Quando a acessibilidade é tida em conta desde o princípio do projecto, como um mais um requisito, obtém-se melhores soluções arquitectónicas.
Conclusões: Aprofundar a aprendizagem das problemáticas do uso ao alcance de toda a população do nosso Património Cultural permite abordar um dos ingredientes mais significativos da arquitectura: a sua percepção sensorial. As reflexões à volta dos trabalhos em Castrogeriz permitem extrair algumas ideias capazes de contribuir para o debate disciplinar acerca da acessibilidade.
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