Acessibilidade, património e projeto. Re-arquiteturas para todos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0207.09.00183

Palavras-chave:

Acessibilidade, Património Cultural, Projecto Arquitectónico, Aprendizagem, Percepção sensorial

Resumo

Introdução: Projectar para proporcionar ao Património Cultural novos ciclos de vida requere que este seja dotado de novas funcionalidades, que seja capaz de assegurar conforto e segurança, e que também seja melhorado e facilitado o seu uso por parte de todos os seus utentes. Esta última questão da acessibilidade é entendida actualmente como uma condição básica de carácter transversal que deve estar presente no processo de projecto do início ao fim.

Objetivos: No ensino da Arquitectura as questões ligadas à acessibilidade são geralmente tratadas como matérias colaterais, ou como um assunto acessório; contudo se se considerarem como um verdadeiro tema projectual, talvez se obtenha um maior compromisso e engajamento por parte dos futuros profissionais.

Métodos: Análise do estado da arte a partir de vários estudos publicados e dos problemas relacionados com a sua aplicação. Serão também analisadas as experiências dos estudantes na sua aprendizagem académica. Neste sentido trabalhou-se com base na intervenção nas ruínas do Mosteiro de San Antón em Castrogeriz, situadas no caminho de Santiago.

Resultados: Quando a acessibilidade é tida em conta desde o princípio do projecto, como um mais um requisito, obtém-se melhores soluções arquitectónicas.

Conclusões: Aprofundar a aprendizagem das problemáticas do uso ao alcance de toda a população do nosso Património Cultural permite abordar um dos ingredientes mais significativos da arquitectura: a sua percepção sensorial. As reflexões à volta dos trabalhos em Castrogeriz permitem extrair algumas ideias capazes de contribuir para o debate disciplinar acerca da acessibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

José María Jové Sandoval, Universidad de Valladolid, Valladolid, España

José María Jové Sandoval (Valladolid, 1958) arquitecto por la ETSA de Valladolid (1983). Doctor en 2001. Ejerce la docencia desde 1989 como profesor de Proyectos Arquitectónicos de la ETSAV, donde es Profesor Titular desde 2002. Profesor de Doctorado (2001), y del Máster de Investigación en Arquitectura, en la materia “Arquitectura y Paisaje” (2011). Coordinador del Máster en Arquitectura, Subdirector de Innovación Docente. Premio en el Concurso Internacional "Living in the city", Dublín (1995). Premio de Arquitectura Julio Galán (1998). Se publica su obra en Arquitectura Viva nº 75: “Meseta Norte”, del año 2000. Coordinador del Congreso: 4 Centenarios. Barragán, Sert, Jacobsen, Breuer (2002). Participa con capítulos en los libros: La Mirada de Fisac (2008), 21 Edificios de Arquitectura moderna en Oporto (2010), Luces del norte (2014), Arquitectura, símbolo y modernidad (2015). Autor de artículos como: Louis I. Kahn, el paisaje telúrico y las maquetas de arcilla (2016). Es autor del libro Alvar Aalto: proyectar con la naturaleza (2003, reimpreso en 2009).

Referências

Ávila Cobos, B. (2015) Master’s Project: “El Arquitecto como facilitador de la orientación espacial para todas las personas en los espacios que diseña. Factores” *The Architect as a facilitator of special orientation for all people in the spaces he/she designs. Factors], Universidad de Jaén.

Fänge, A., & Iwarsson, S. (2007). Challenges in the development of strategies for housing adaptation evaluations. Scandinavian Journal of Occupational Therapy, 14(3), 140-149. https://doi.org/10.1080/11038120600840150

Garcés Desmaison, M. A. (2014). Accesibilidad y patrimonio comentarios sobre la norma y los monumentos = Accesibility and Heritage Monuments and Standard Compliance. Revista Electrónica ReCoPar, 7, 11-21. Retrieved from: http://polired.upm.es/index.php/recopar/article/view/2216

Ibáñez Montoya, J.; Trovato, G., & Díez de Pablo, A. (2010). Lugares intermedios de accesibilidad: metodología integrada de diagnóstico y solución de barreras de accesibilidad física y criterios de comprensión e identificación a todas las escalas del patrimonio. ACE: Architecture, City and Environment, 5(13), 111-126. https://doi.org/10.5821/ace.v5i13.2495

Iwarsson, S., & Stähl, A. (2003). Accessibility, usability and universal design—positioning and definition of concepts describing person-environment relationships. Disability and Rehabilitation, 25(2), 57-66. https://doi.org/10.1080/dre.25.2.57.66

Juncà Ubierna, J. A. (2011). Accesibilidad Universal al Patrimonio Cultural: Fundamentos, criterios y pautas. Madrid: Ministerio de Sanidad, Política Social e Igualdad. Real Patronato sobre Discapacidad. Retrieved from: http://hdl.handle.net/11181/3292

“Law 51/2003 (2 December), de igualdad de oportunidades, no discriminación y accesibilidad universal de las personas con discapacidad” «BOE» no. 289 (3 December 2003), Reference: BOE-A-2003-22066. Article 2, p. 8.

Mace, R., Hardie, G.J., & Place, J.P. (1990). Accessible, Adaptable and Universal Design. Fact Sheet Nº 6. Raleigh: North Carolina State University, Center for Universal Design. Retrieved from: https://projects.ncsu.edu/design/cud/pubs_p/docs/Fact%20Sheet%206.pdf

Moral Ávila del, C. (2011). Accesibilidad al patrimonio histórico protegido. In Accesibilidad Universal y Diseño para Todos: Arquitectura y Urbanismo (pp.140-163), Madrid: Fundación ONCE y Fundación COAM. Retrieved from: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3873178

Parrott, C. (1980). Access to Historic Buildings for the Disabled: Suggestions for Planning and Implementation. Washington, DC: U. S. Government Printing Office.

Pérez Bueno, L.C. (2011). Nuevo marco legislativo de la accesibilidad en España. Accesibilidad Universal y Diseño para Todos. Arquitectura y Urbanismo (pp. 234-243), Madrid: Fundación ONCE y Fundación COAM. Retrieved from: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3873199

Puga González, M..D., & Abellán García, A. (2004). El proceso de discapacidad. Un análisis de la Encuesta sobre discapacidades, deficiencias y estado de salud. Alcobendas, Madrid: Fundación Pfizer. Retrieved from: http://envejecimiento.csic.es/documentos/documentos/puga-discapacidad-01.pdf

Downloads

Publicado

2018-09-27

Como Citar

Jové Sandoval, J. M. (2018). Acessibilidade, património e projeto. Re-arquiteturas para todos. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(7), 103–111. https://doi.org/10.29352/mill0207.09.00183

Edição

Secção

Engenharias, tecnologia, gestão e turismo