Competências genéricas e específicas do professor mentor: perceção dos estudantes do ensino superior da área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0203e.03.00187Palavras-chave:
Estudantes, Competências, Supervisão, Professor MentorResumo
Introdução: O processo de mentoria é dinâmico, recíproco e reflexivo, daí que as competências enquanto disposição para agir de modo pertinente em relação a uma situação específica (Le Boterf, 2003), carecem de ser monitorizadas no decorrer do processo de mentorado. O mentor remete para um profissional com mais experiência que orienta, ensina, encaminha, apoia e aconselha um estudante com menos prática, desempenhando um papel importante a nível pessoal e profissional (Botti & Rego,
2007, p.368).
Objetivo: Avaliar a perceção dos estudantes do ensino superior sobre as competências de supervisão necessárias ao professor mentor.
Métodos: O estudo descritivo de natureza quantitativa com abordagem transversal foi realizado com uma amostra de 306 estudantes da área da saúde do ensino superior politécnico com uma média de age s de 21,15 anos e um maior percentual de mulheres (81,7%). A recolha de informação foi suportada na aplicação de escalas de Competências genéricas, especificas e Metacompetências do supervisor (Cunha, Cruz, Menezes, & Albuquerque, 2017) e de Core de competências do supervisor (Cunha & Albuquerque, 2017), via on-line, disponível na página da instituição académica.
Resultados: Inferiu-se que para os estudantes do ensino superior as características mais importantes necessárias ao professor mentor, são as Competências Genéricas (média= 4.36 e dp= 0.47), e os fatores pessoais (média= 4.83 e dp= 0.46). O core de competências do professor mentor prediz as suas competências genéricas, específicas e Metacompetências e explica 70% da sua variação. Os resultados evidenciam através de um percentual significativo de 87,5%, que a atribuição de um professor mentor aos estudantes do ensino superior é importante, devendo o acompanhamento ser efetivo do 1º ao 3º/4º ano (60,4%) com sessões diárias (51,6%) a decorrer no local de estágio (52,4%), com duração inferior a uma hora (49,7%).
Conclusões: Emerge do estudo a importância de se monitorizar as competências pedagógicas de supervisão e mentoria e os resultados sugerem que os estudantes do ensino superior, valorizam a existência de um professor mentor, pelo que a sua atribuição é pertinente para consolidar a missão todas as dimensões da ação pedagógica.
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