Competências genéricas e específicas do professor mentor: perceção dos estudantes do ensino superior da área da saúde

Autores

  • Madalena Cunha Health School of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal, UNICISA-E, ESEnfC, Coimbra, Portugal, CIEC, UMinho, Braga, Portugal
  • João Duarte Health School of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal, UNICISA-E, ESEnfC, Coimbra, Portugal
  • Ana Isabel Marques Health School of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal
  • Ana Luísa Gomes Instituto Politécnico de Viseu, ESSV, Viseu, Portugal.
  • Daniela Alexandra Nascimento Instituto Politécnico de Viseu, ESSV, Viseu, Portugal.
  • Joaquim Miguel Pereira Instituto Politécnico de Viseu, ESSV, Viseu, Portugal.
  • Joel Lopes Instituto Politécnico de Viseu, ESSV, Viseu, Portugal
  • Marta Sofia Murtinheira Instituto Politécnico de Viseu, ESSV, Viseu, Portugal
  • Raquel Rosa Instituto Politécnico de Viseu, ESSV, Viseu, Portugal
  • Sérgio Gonçalves Instituto Politécnico de Viseu, ESSV, Viseu, Portugal
  • Graça Aparício Health School of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal
  • Ana Andrade Health School of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0203e.03.00187

Palavras-chave:

Estudantes, Competências, Supervisão, Professor Mentor

Resumo

Introdução: O processo de mentoria é dinâmico, recíproco e reflexivo, daí que as competências enquanto disposição para agir de modo pertinente em relação a uma situação específica (Le Boterf, 2003), carecem de ser monitorizadas no decorrer do processo de mentorado. O mentor remete para um profissional com mais experiência que orienta, ensina, encaminha, apoia e aconselha um estudante com menos prática, desempenhando um papel importante a nível pessoal e profissional (Botti & Rego,
2007, p.368).

Objetivo: Avaliar a perceção dos estudantes do ensino superior sobre as competências de supervisão necessárias ao professor mentor.

Métodos: O estudo descritivo de natureza quantitativa com abordagem transversal foi realizado com uma amostra de 306 estudantes da área da saúde do ensino superior politécnico com uma média de age s de 21,15 anos e um maior percentual de mulheres (81,7%). A recolha de informação foi suportada na aplicação de escalas de Competências genéricas, especificas e Metacompetências do supervisor (Cunha, Cruz, Menezes, & Albuquerque, 2017) e de Core de competências do supervisor (Cunha & Albuquerque, 2017), via on-line, disponível na página da instituição académica. 

Resultados: Inferiu-se que para os estudantes do ensino superior as características mais importantes necessárias ao professor mentor, são as Competências Genéricas (média= 4.36 e dp= 0.47), e os fatores pessoais (média= 4.83 e dp= 0.46). O core de competências do professor mentor prediz as suas competências genéricas, específicas e Metacompetências e explica 70% da sua variação. Os resultados evidenciam através de um percentual significativo de 87,5%, que a atribuição de um professor mentor aos estudantes do ensino superior é importante, devendo o acompanhamento ser efetivo do 1º ao 3º/4º ano (60,4%) com sessões diárias (51,6%) a decorrer no local de estágio (52,4%), com duração inferior a uma hora (49,7%).

Conclusões: Emerge do estudo a importância de se monitorizar as competências pedagógicas de supervisão e mentoria e os resultados sugerem que os estudantes do ensino superior, valorizam a existência de um professor mentor, pelo que a sua atribuição é pertinente para consolidar a missão todas as dimensões da ação pedagógica. 

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Biografia Autor

Madalena Cunha, Health School of the Polytechnic Institute of Viseu, Portugal, UNICISA-E, ESEnfC, Coimbra, Portugal, CIEC, UMinho, Braga, Portugal

Enfermagem

Referências

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Publicado

2019-04-16

Como Citar

Cunha, M., Duarte, J., Marques, A. I., Gomes, A. L., Nascimento, D. A., Pereira, J. M., Lopes, J., Murtinheira, M. S., Rosa, R., Gonçalves, S., Aparício, G., & Andrade, A. (2019). Competências genéricas e específicas do professor mentor: perceção dos estudantes do ensino superior da área da saúde. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(3e), 31–46. https://doi.org/10.29352/mill0203e.03.00187

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social