Comunicação em turismo rural e línguas estrangeiras entre o desejado e a realidade

Autores

  • Lúcia Pato Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior Agrária de Viseu, Viseu, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill024e.15031

Palavras-chave:

Turismo Rural, Comunicação, Página web, Línguas estrangeiras, Viseu Dão-Lafões

Resumo

Introdução: No contexto de recursos escassos, frequente em áreas rurais, é indiscutível a importância da comunicação em turismo rural. Se considerarmos ainda que grande parte da procura é composta por estrangeiros, compreende-se a importância das línguas estrangeiras.
Não obstante, muitas páginas web dos respetivos empreendimentos, encontram-se apenas num idioma ou não existem sequer.
Objetivos: Tomando como referência a Região Viseu Dão Lafões (RVDL) este estudo tem como propósito observar a existência de páginas web e os idiomas presentes nas mesmas.
Métodos: Foi feita uma pesquisa on-line no sentido de aferir a existência ou não de página web nos empreendimentos da RVDL. Para os empreendimentos que possuem página web foram observados os idiomas presentes na mesma. Procedeu-se de seguida à análise exploratória do conteúdo das páginas web.
Resultados: Conclui-se que muitos dos empreendimentos não apresentam página web e uma boa parte dos mesmos apresenta apenas informação num idioma, em particular em português.
Conclusões: A não existência de página web e a apresentação da informação apenas num idioma (português) é uma fragilidade dos empreendimentos de turismo rural da RVDL. A questão deve ser criteriosamente ponderada no sentido de ser atraída um mercado externo que valoriza o que é genuíno e típico da região.

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Biografia Autor

Lúcia Pato, Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior Agrária de Viseu, Viseu, Portugal

Maria Lúcia de Jesus Pato é doutorada em turismo pela Universidade de Aveiro desde 2012 e possui mestrado em Gestão do Desenvolvimento Rural (2004) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Desde 2001 desenvolve as suas atividades profissionais no Instituto Politécnico de Viseu, onde começou por lecionar disciplinas da área científica de economia e sociologia rural. Presentemente na categoria de professor adjunta leciona várias disciplinas na área da gestão, do marketing, do empreendedorismo e do turismo.

É membro colaborador da Unidade de Investigação GOVCOOP da Universidade de Aveiro. Recentemente participou no projeto de investigação “The overall rural tourism experience (ORTE) and sustainable local community development” promovido pela UA e financiado pela FCT.

Tem participado em vários congressos nacionais e internacionais na área do turismo (e afins) e publicado vários artigos também nestas áreas. Os seus interesses incluem a área do desenvolvimento rural e sociologia rural, do turismo, do marketing e do empreendedorismo.

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Publicado

2019-06-07

Como Citar

Pato, L. (2019). Comunicação em turismo rural e línguas estrangeiras entre o desejado e a realidade. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(4e), 11–19. https://doi.org/10.29352/mill024e.15031

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social