Comunicação em turismo rural e línguas estrangeiras entre o desejado e a realidade
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill024e.15031Palavras-chave:
Turismo Rural, Comunicação, Página web, Línguas estrangeiras, Viseu Dão-LafõesResumo
Introdução: No contexto de recursos escassos, frequente em áreas rurais, é indiscutível a importância da comunicação em turismo rural. Se considerarmos ainda que grande parte da procura é composta por estrangeiros, compreende-se a importância das línguas estrangeiras.
Não obstante, muitas páginas web dos respetivos empreendimentos, encontram-se apenas num idioma ou não existem sequer.
Objetivos: Tomando como referência a Região Viseu Dão Lafões (RVDL) este estudo tem como propósito observar a existência de páginas web e os idiomas presentes nas mesmas.
Métodos: Foi feita uma pesquisa on-line no sentido de aferir a existência ou não de página web nos empreendimentos da RVDL. Para os empreendimentos que possuem página web foram observados os idiomas presentes na mesma. Procedeu-se de seguida à análise exploratória do conteúdo das páginas web.
Resultados: Conclui-se que muitos dos empreendimentos não apresentam página web e uma boa parte dos mesmos apresenta apenas informação num idioma, em particular em português.
Conclusões: A não existência de página web e a apresentação da informação apenas num idioma (português) é uma fragilidade dos empreendimentos de turismo rural da RVDL. A questão deve ser criteriosamente ponderada no sentido de ser atraída um mercado externo que valoriza o que é genuíno e típico da região.
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