A relação umbilical entre turismo rural e línguas estrangeiras

Autores

  • Lúcia Pato Instituto Politécnico de Viseu; UA

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill024e.15109

Palavras-chave:

Turismo rural, competências, línguas estrangeiras, sucesso

Resumo

Introdução: As línguas estrangeiras assumem hoje uma importância vital no turismo, em particular no turismo rural. Se considerarmos ainda que mais de um terço da procura do TER em território nacional é composto por estrangeiros (INE, 2017), compreende-se a importância das competências em línguas estrangeiras. A própria norma portuguesa de qualidade do TER refere que promotores da atividade devem ter pelo menos conhecimento de uma língua estrangeira.
Se o referido é inquestionável, também é verdade que no universo de empreendimentos existentes, vários indícios dão conta que a competência em línguas estrangeiras se apresenta como uma fragilidade para muitos empreendimentos.

Objetivos: Tomando como referência um empreendimento de turismo rural, o objetivo deste estudo é explorar a importância das línguas estrangeiras no sucesso da atividade turística em meio rural.

Métodos: De forma a permitir uma análise mais profunda, utiliza-se uma metodologia de estudo de caso. Para além de uma entrevista semiestruturada recorre-se à informação documental e à observação dos idiomas usados nos comentários on-line (no TRIPadvisor e booking.com).

Resultados: Na entrevista foi realçada a importância das línguas estrangeiras. Muitos dos comentários on-line são feitos numa língua estrangeira.

Conclusões: A competência em línguas estrangeiras assume-se como vital para o sucesso da atividade turística em meio rural.

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Biografia Autor

Lúcia Pato, Instituto Politécnico de Viseu; UA

Maria Lúcia de Jesus Pato é doutorada em turismo pela Universidade de Aveiro desde 2012 e possui mestrado em Gestão do Desenvolvimento Rural (2004) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Desde 2001 desenvolve as suas atividades profissionais no Instituto Politécnico de Viseu, onde começou por lecionar disciplinas da área científica de economia e sociologia rural. Presentemente na categoria de professor adjunta leciona várias disciplinas na área da gestão, do marketing, do empreendedorismo e do turismo.

É membro colaborador da Unidade de Investigação GOVCOOP da Universidade de Aveiro. Recentemente participou no projeto de investigação “The overall rural tourism experience (ORTE) and sustainable local community development” promovido pela UA e financiado pela FCT.

Tem participado em vários congressos nacionais e internacionais na área do turismo (e afins) e publicado vários artigos também nestas áreas. Os seus interesses incluem a área do desenvolvimento rural e sociologia rural, do turismo, do marketing e do empreendedorismo.

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Publicado

2019-06-07

Como Citar

Pato, L. (2019). A relação umbilical entre turismo rural e línguas estrangeiras. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(4e), 21–29. https://doi.org/10.29352/mill024e.15109

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social