A relação umbilical entre turismo rural e línguas estrangeiras
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill024e.15109Palavras-chave:
Turismo rural, competências, línguas estrangeiras, sucessoResumo
Introdução: As línguas estrangeiras assumem hoje uma importância vital no turismo, em particular no turismo rural. Se considerarmos ainda que mais de um terço da procura do TER em território nacional é composto por estrangeiros (INE, 2017), compreende-se a importância das competências em línguas estrangeiras. A própria norma portuguesa de qualidade do TER refere que promotores da atividade devem ter pelo menos conhecimento de uma língua estrangeira.
Se o referido é inquestionável, também é verdade que no universo de empreendimentos existentes, vários indícios dão conta que a competência em línguas estrangeiras se apresenta como uma fragilidade para muitos empreendimentos.
Objetivos: Tomando como referência um empreendimento de turismo rural, o objetivo deste estudo é explorar a importância das línguas estrangeiras no sucesso da atividade turística em meio rural.
Métodos: De forma a permitir uma análise mais profunda, utiliza-se uma metodologia de estudo de caso. Para além de uma entrevista semiestruturada recorre-se à informação documental e à observação dos idiomas usados nos comentários on-line (no TRIPadvisor e booking.com).
Resultados: Na entrevista foi realçada a importância das línguas estrangeiras. Muitos dos comentários on-line são feitos numa língua estrangeira.
Conclusões: A competência em línguas estrangeiras assume-se como vital para o sucesso da atividade turística em meio rural.
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