Significados atribuidos ao programa de mentoria implementado numa instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0207e.11.00386Palavras-chave:
inclusão, mentoria, significados, papéis desempenhados na mentoria, ensino superiorResumo
Introdução: O presente trabalho parte do interesse pelo acompanhamento dos processos desenvolvidos e vivenciados no âmbito do Programa de Mentoria de uma Instituição de Ensino Superior, no decorrer do ano letivo 2019/2020. A implementação dos princípios da educação inclusiva no ensino superior é um desafio à própria instituição, professores e estudantes, o que pode ser concretizado na implementação de Programas de Mentoria/Tutoria.
Objetivos: Compreender o significado da implementação do Programa de Mentoria para os estudantes da instituição; Reconhecer os principais papéis desempenhados na mentoria.
Métodos: Este estudo parte da entrada em campo no Projeto da Mentoria existente numa Instituição de Ensino Superior, através das ferramentas metodológicas do estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Foi utilizada a metodologia sociopoética na abordagem dos dados recolhidos na base de dados do estudo: “Práticas inclusivas na instituição: Perceções sobre a Implementação de um Programa de Mentoria”.
Resultados: Os resultados, obtidos subjetiva e empiricamente, permitiram concluir que, do tema desocultado “Significado Atribuído ao Programa de Mentoria Implementado”, emergiram nove categorias, nomeadamente: “Significado atribuído ao momento em que foi iniciado”; “Significado atribuído à forma de seleção do par mentor-mentorado”; “Significado atribuído às orientações recebidas”; “Significado conferido às funções atribuídas ao tutor”; “Significado atribuído às funções atribuídas ao mentor”; “Significado atribuído à frequência e duração dos encontros”; “Significado atribuído à relação de Mentoria estabelecida”; “Significado atribuído à continuidade do Programa na instituição” e “Significado atribuído ao valor atribuído ao Programa”.
Conclusão: Este trabalho de investigação proporcionou outra abordagem à Mentoria quanto à forma e ao estilo. Não devem, contudo, restar dúvidas de que a Mentoria é sempre um instrumento para a inclusão de todos os estudantes, independentemente das suas características individuais, devendo o mentor ser solidário, uma fonte de apoio, um suporte, não assumindo protagonismos, pois o centro do Programa de Mentoria são os estudantes e a sua plena inclusão no universo institucional e académico.
Downloads
Referências
Alquraini, T., & Gut, D. (2012). Critical components of successful inclusion of students with severe disabilities: Literature review. International Journal of Special Education, 27(1), 42-59.
Arantes, L.S., & Viegas, T.O.C. (2018). Mentoring para universitários: potencializando o desempenho profissional. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo.https://www.eumed.net/rev/atlante/2018/10/mentoring-universitarios.html//hdl.handle.net/20.500.11763/atlante1810mentoring-universitarios
Arnesson, A., & Albinsson, G. (2017). Mentorship – a pedagogical method for integration of theory and practice in higher education. Nordic Journal of Studies in Educational POLICY; Vol. 3, 3, 202–217. https://doi.org/10.1080/20020317.2017.1379346
Clark, D.C. (2018). A Call for Multiculturalism in Higher Education. Acedido em https://diverseeducation.com/article/128883/
Correia, L. (2013). Inclusão e necessidades educativas especiais: Um guia para educadores e professores (2.ª Edição). Porto, Porto Editora.
Freire, T., & Beiramar, A. (2017). Tutorias por pares: acolher, promover e potenciar os estudantes do ensino superior. In: Almeida, L.S., & Castro, R.V. de (Orgs.). Ser Estudante no Ensino superior: As respostas institucionais à diversidade de públicos (pp. 13-22). Centro de Investigação em Educação (CIEd). Instituto de Educação, Universidade do Minho. Acedido em https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/45129/1/2017-Ser-Estudante-no-Ensino-Superior.pdf
Girão, P.B.R. (2013). O mentoring no ensino superior. (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Acedido em https://core.ac.uk/download/pdf/19731776.pdf
Kahle-Piasecki, L, & Doles, S. (2015). A Comparison of Mentoring in Higher Education and Fortune 1000 Companies: Practices to Apply in a Global Context. Journal of Higher Education Theory and Practice; Vol. 15(5), 74-79.
Lunsford, L.G., Crisp, G., Dolan, E.L., & Wuetherick, B. (2017). Mentoring in Higher Education. BK-SAGE-CLUTTERBUCK-160405-Chp20.indd (pp. 316-334). Acedido em https://www.researchgate.net/publication/316492391_Mentoring_in_Higher_Education/link/5900ec670f7e9bcf65465ff3/download
Newman, I., & Conway, J. (2016) The nature of Iinclusive Llearning Eenvironments. The Journal of Inclusive Practice in Further & Higher Education, 7,100-111.
Phillips, A. (2019). The Quest for Diversity in Higher Education. Pepperdine Policy Review; Vol. 11, Article 4. Acedido em https://digitalcommons.pepperdine.edu/ppr/vol11/iss1/4
Santos, M. H., (2018). Sociopoética: Um método de pesquisa a favor da não-violência, dignidade e integralidade do ser humano no âmbito educacional. Revista Semana Pedagógica, 1, pp. 160-162.
Tinoco-Giraldo, H., Sánchez. E.M.T., & García-Peñalvo, F.J. (2020). E-Mentoring in Higher Education: A Structured Literature Review and Implications for Future Research. Sustainability; 12, 4344, 2-23; doi:10.3390/su12114344
Tomelin, K.N., Dias, A.P.I., Sanchez, C.N.M., Peres, J., & Carvalho, S. (2018). Educação inclusiva no ensino superior: desafios e experiências de um núcleo de apoio discente e docente. Rev. Psicopedagogia; 35(106): 94-103. Acedido em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v35n106/11.pdf
UNESCO (1994). Declaração de Salamanca e enquadramento da acção na área das necessidades educativas especiais. Lisboa: IIE.
Ximenes, C.A. (2014). O mentoring como ferramenta de apoio à gestão de recursos humanos: um estudo de caso. Tese de Doutoramento. Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais. Acedido em https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/7879/1/Tese%20-%20Carlos%20Ximenes%20-%20Mentoring_18%20DEZ%202014.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)