Significados atribuidos ao programa de mentoria implementado numa instituição de ensino superior

Autores

  • Emília Coutinho Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal | UICISA:E, ESEnfC, Coimbra / SIGMA – Phi Xi Chapter, ESEnfC, Coimbra, Portugal | UMIS ESSS-IP Santarém https://orcid.org/0000-0002-9506-4626
  • Elisa Santos Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0003-4530-7017
  • Inês Esteves Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1473-4526
  • Rita Tavares Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0003-2824-8465
  • Cláudia Chaves Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, CIDEI, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0002-8103-7221
  • Paula Correia Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior Agrária de Viseu, CERNAS, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0002-2023-4475
  • Paula Marques Santos Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, CEPESE, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0002-1350-4203

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0207e.11.00386

Palavras-chave:

inclusão, mentoria, significados, papéis desempenhados na mentoria, ensino superior

Resumo

Introdução: O presente trabalho parte do interesse pelo acompanhamento dos processos desenvolvidos e vivenciados no âmbito do Programa de Mentoria de uma Instituição de Ensino Superior, no decorrer do ano letivo 2019/2020. A implementação dos princípios da educação inclusiva no ensino superior é um desafio à própria instituição, professores e estudantes, o que pode ser concretizado na implementação de Programas de Mentoria/Tutoria.

Objetivos: Compreender o significado da implementação do Programa de Mentoria para os estudantes da instituição; Reconhecer os principais papéis desempenhados na mentoria.

Métodos: Este estudo parte da entrada em campo no Projeto da Mentoria existente numa Instituição de Ensino Superior, através das ferramentas metodológicas do estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Foi utilizada a metodologia sociopoética na abordagem dos dados recolhidos na base de dados do estudo: “Práticas inclusivas na instituição: Perceções sobre a Implementação de um Programa de Mentoria”.

Resultados: Os resultados, obtidos subjetiva e empiricamente, permitiram concluir que, do tema desocultado “Significado Atribuído ao Programa de Mentoria Implementado”, emergiram nove categorias, nomeadamente: “Significado atribuído ao momento em que foi iniciado”; “Significado atribuído à forma de seleção do par mentor-mentorado”; “Significado atribuído às orientações recebidas”; “Significado conferido às funções atribuídas ao tutor”; “Significado atribuído às funções atribuídas ao mentor”; “Significado atribuído à frequência e duração dos encontros”; “Significado atribuído à relação de Mentoria estabelecida”; “Significado atribuído à continuidade do Programa na instituição” e “Significado atribuído ao valor atribuído ao Programa”.

Conclusão: Este trabalho de investigação proporcionou outra abordagem à Mentoria quanto à forma e ao estilo. Não devem, contudo, restar dúvidas de que a Mentoria é sempre um instrumento para a inclusão de todos os estudantes, independentemente das suas características individuais, devendo o mentor ser solidário, uma fonte de apoio, um suporte, não assumindo protagonismos, pois o centro do Programa de Mentoria são os estudantes e a sua plena inclusão no universo institucional e académico.

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Biografia Autor

Emília Coutinho, Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal | UICISA:E, ESEnfC, Coimbra / SIGMA – Phi Xi Chapter, ESEnfC, Coimbra, Portugal | UMIS ESSS-IP Santarém

Departamento: Enfermagem

Área: Enfermagem de Saúde Materna, Obstetrícia e Ginecologia

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Coutinho, E., Santos, E., Esteves, I., Tavares, R., Chaves, C., Correia, P., & Marques Santos, P. (2020). Significados atribuidos ao programa de mentoria implementado numa instituição de ensino superior . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(7e), 95–105. https://doi.org/10.29352/mill0207e.11.00386

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social