Fatores que influenciam a prática simulada na formação em enfermagem

scoping review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0216.24976

Palavras-chave:

enfermagem, simulação, practice guidelines

Resumo

Introdução: A elaboração de um cenário de simulação requer uma planificação estratégica que permita guiar a prática simulada, de forma a contribuir positivamente para o desenvolvimento de competências e uma prática de excelência dos futuros enfermeiros.

Objetivo: Identificar os fatores que influenciam a construção dos cenários de simulação na prática simulada de enfermagem.

Métodos: Estudo de Scoping Review realizado nas bases de dados Scielo, CINAHL PLUS, GreenFILE, Lilacs, PubMed, RCAAP, com a frase booleana “Nursing AND Simulation AND Practice Guidelines”. Foram definidos como critérios de inclusão estudos escritos em português, inglês e espanhol com full text disponível e que envolvessem estudantes do ensino superior de enfermagem, e, portanto, com participantes adultos maiores de 18 anos.

Resultados: Foram incluídos no estudo 10 artigos. Nos estudos identificaram-se fatores que influenciam a construção dos cenários de simulação, entre eles, o equilíbrio entre momentos de prática clínica e discussão com os estudantes, momentos de reflexão, o papel do facilitador, a comunicação facilitador/estudantes, a clara definição dos objetivos e o realismo do cenário.

Conclusão: A prática clínica em enfermagem tem estado sujeita a uma constante evolução, tanto a nível teórico/cientifico, como, a nível prático. A identificação de fatores que influenciam a construção dos cenários de simulação na prática simulada de enfermagem facilita um maior aperfeiçoamento a nível prático e uma redução substancial dos erros clínicos, constituindo-se como um excelente contributo para a Simulação em Enfermagem.

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Publicado

2021-09-14

Como Citar

Mota, L., Monteiro, C., Pacheco, C., Silva, M. F., Amador, R. ., & Tatiana, T. (2021). Fatores que influenciam a prática simulada na formação em enfermagem: scoping review . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(16), 57–63. https://doi.org/10.29352/mill0216.24976

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde