Educação Digital
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill029e.25943Resumo
O uso de tecnologias digitais no ensino superior teve recentemente o seu mais significante impulso devido a uma causa má, a existência de uma pandemia que obrigou as escolas a oferecer o seu ensino à distância ou num sistema híbrido. Contudo, existe um gap muito significativo nos docentes, alunos e demais pessoal na pedagogia digital. Assim, é necessário que as IES invistam na educação digital, no desenvolvimento das habilidades e competências, na infraestrutura do digital, ferramentas essenciais neste novo paradigma.
A mudança em grande escala para a aprendizagem à distância e online durante a Covid-19 foi complexa. Alguns factos são os de que 1) 1,6 bilhões de alunos em mais de 190 países ficaram fora da escola; 2) 100 milhões de funcionários de instituições de ensino assistiram ao fecho das escolas onde trabalhavam; 3) Assistiu-se ao uso sem precedentes de tecnologias para a aprendizagem, o que revelou muitas oportunidades para alunos e educadores. Contudo, há uma opinião generalizada de que existem desafios significativos para a educação digital. Eles são sobretudo os que se relacionam com a necessidade 1) de diminuir profundamente a desigualdade quando se opta pelo ensino à distância. Existem profundas disparidades nos níveis de habilidades digitais dos diferentes intervenientes nos processos educativos – do nível básico ao avançado; 2) de lidar e diminuir com as desigualdades socioeconómicas dos diferentes intervenientes no processo educativo; 3) de treinar e dar orientação pedagógica aos professores; 4) elaborar planos e desenvolver uma visão para a integração de tecnologias digitais na educação e formação; 5) de apoiar a formação de professores e o desenvolvimento de pedagogias inovadoras; 6) de se investir estrategicamente nas ferramentas, plataformas e serviços de middleware - programas de computador que fornecem serviços para softwares aplicativos além dos que estão disponíveis através do sistema operacional - de tecnologia educacional"; 7) de se desenvolverem conteúdos de aprendizagem online de alta qualidade; 8) de se eliminarem as desigualdades nas infraestruturas, conectividade e equipamentos digitais para educação e formação.
A realidade pandémica apanhou toda a gente desprevenida. No entanto, é necessário reconhecer que dois elementos fundamentais da educação digital são que os professores devem ter competências digitais relevantes e uma visão e estratégia claras para o uso das tecnologias digitais. As aptidões e competências digitais são cruciais para a vida hoje e para todos os alunos que frequentam a escola hoje e no futuro.
Responder a este cenário requer um investimento mais significativo, cooperação e consistência em diferentes níveis: escolas, governos e a União Europeia. Deve ser criado um plano de ação para a educação digital para fomentar o desenvolvimento de um ecossistema de educação digital de alto desempenho, para acelerar a inovação na educação digital e melhorar as habilidades e competências digitais para a transformação digital. Deve ter como princípios a qualidade, a inclusão e a aprendizagem ao longo da vida de todas as pessoas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)