Literacia em comportamentos aditivos nos estudantes do ensino superior

Autores

  • Manuela Maria Conceição Ferreira Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal | UICISA: E_ESEnfC/ESSIPV, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0002-8452-2222
  • Sofia Campos Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal | CI&DEI - Centro de Estudos em Educação e Inovação, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0002-4696-3537
  • Cátia Magalhães Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação, Viseu, Portugal | CI&DEI - Centro de Estudos em Educação e Inovação, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0001-8018-4249
  • Amadeu Gonçalves Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal | UICISA: E_ESEnfC/ESSIPV, Viseu, Portugal | CINTESIS, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0001-5591-9610
  • Paula Nelas Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal | UICISA: E_ESEnfC/ESSIPV, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0043-3597
  • Ana Paula Cardoso Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação, Viseu, Portugal | CI&DEI - Centro de Estudos em Educação e Inovação, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0001-5062-4098
  • Raquel Guiné Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior Agrária, Viseu, Portugal | CERNAS, Centro de Recursos Naturais, Ambiente e SociedadeCiências Sociais, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0595-6805

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0211e.27653

Palavras-chave:

literacia em saúde; ensino superior; comportamentos aditivos

Resumo

Introdução: O consumo de substâncias nos estudantes está muitas vezes associado ao fato de estes, pretenderem ter mais rendimento escolar, resistirem ao cansaço, diminuir o impacto do stresse e do próprio insucesso académico ou de adaptação ao ensino superior, estando também implícitas novas experiências pessoais e sociais, assumindo frequentemente um papel central em rituais de integração.

Objetivos: Determinar se as variáveis sociodemográficas, académicas e contextuais interferem na literacia em Comportamentos Aditivos nos estudantes do ensino superior.

Metodologia: Estudo descritivo, analítico, transversal e correlacional com uma amostra de 924 estudantes do ensino superior, com idade média de 22,35 anos, maioritariamente feminina. Os dados foram obtidos por um protocolo constituído por um questionário de dados sociodemográficos, e uma Escala de Literacia em Comportamentos Aditivos (ELCA)

Resultados: Predomínio de estudantes com moderada literacia em comportamentos aditivos (42,2%), secundados pelos que revelam baixa literacia (29,8%), com 28,0% a manifestarem elevada literacia. São os estudantes do sexo masculino os que manifestam níveis de literacia ligeiramente superiores (M=75,50±19,24), comparativamente aos do sexo feminino (M=75,49±19,36). As variáveis sociodemográficas e académicas que interferem na literacia em comportamentos aditivos nos estudantes do ensino superior, são a idade (p=0,010), o desempenho académico (p=0,028), e o ano curricular (p=0,000).

Conclusão: Os resultados apontam para a necessidade de programas de intervenção formativa com recurso a equipas multidisciplinares e metodologias ativas, capazes de empoderar os estudantes do Ensino Superior neste âmbito. O Recurso a tecnologias, ambientes de aprendizagem virtuais e interativos fazem com que o envolvimento dos estudantes no processo formativo seja maior e consequentemente a aprendizagem facilitada.

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Ferreira, M. M. C., Campos, S. ., Magalhães, C. ., Gonçalves, A. ., Nelas, P. ., Cardoso, A. P., & Guiné, R. . (2022). Literacia em comportamentos aditivos nos estudantes do ensino superior. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(11e), e27653. https://doi.org/10.29352/mill0211e.27653

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social