Bullying e a banalização do mal

uma análise de discursos de adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0219.27821

Palavras-chave:

bullying, análise de discurso crítica (adc), violência, banalidade do mal, ensino

Resumo

Introdução: Este trabalho é resultado das pesquisas, produções e ações do Grupo de Pesquisa Humanidades e Sociedade Contemporânea (GPHSC), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) acerca do fenómeno do bullying escolar com vista ao empoderamento. O bullying caracteriza-se por ser uma violência sistemática em que há desigualdade de poder, portanto, nem toda a violência na escola é bullying, mas todo o bullying é uma violência e causa sofrimento nos envolvidos.

Objetivos: Descrever e identificar discursos emancipatórios como também opressores acerca do combate ao bullying.

Métodos: A abordagem qualitativa foi a adotada para este estudo e para a recolha de dados foi realizada a aplicação online de um questionário com perguntas de resposta não estruturada e estruturada. Neste estudo foi realizada a análise das respostas de 42 adolescentes de 15 a 18 anos, sendo 23 alunos do sexo feminino e 19 alunos do sexo masculino, obtidas em uma instituição de ensino da rede federal e discutida, especificamente, a seguinte pergunta: Tem uma sugestão para acabar com o bullying? A análise dos dados recolhidos foi interpretada através da Análise de Discurso Crítica (ADC) fundamentada teoricamente pelo conceito de banalidade do mal de Hanna Arendt.

Resultados: Foram encontradas nas respostas dos estudantes falas que traduzem os discursos simbólicos no ambiente escolar, respostas que indicaram uma visão crítica/emancipatória sobre o combate ao bullying, bem como a perpetuação de discursos de violência e opressão das vítimas e também dos agressores.

Conclusões: Foi possível vislumbrar possibilidades de interpretação dos discursos dos estudantes acerca do combate ao bullying e estas podem corroborar para ações que visem protagonismo jovem como forma de contextualizar a temática da violência escolar de forma crítica e assim possibilitar formas de mitigação deste fenómeno

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Santos, karine de S. ., & Fernandes, R. M. . (2022). Bullying e a banalização do mal: uma análise de discursos de adolescentes . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(19), 25–32. https://doi.org/10.29352/mill0219.27821

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social