Qualificação de produtos agro-alimentares e seu controlo específico
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0221.29567Resumo
Desde tempos longínquos que certos produtos começaram a ser tratados pelos nomes das terras onde eram produzidos ou transformados.
Esta situação já era habitual entre os povos mediterrânicos antigos, que tratavam e pediam vinhos, azeites, queijos, pão, azeitonas, pastas de peixe e outros pelos nomes das terras de onde eram provenientes.
Fácil se torna perceber esta lógica quando se conhecem os produtos e as suas origens: produtos da terra, feitos de forma tradicional, com uma qualidade marcada pelos solos, pelos climas e pelo saber fazer dos seus agricultores ou produtores!
Ter-se-á, assim, iniciado o uso das “denominações de origem” e das “indicações geográficas”, ou seja, as primeiras manifestações de qualificação e reconhecimento pelos consumidores da qualidade diferenciada de certos produtos, associada ao seu território de origem e à sua forma particular de obtenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)