Desenvolvimento sustentável de um collaborative online international learning (coil) no ensino de enfermagem: estudo qualitativo

Autores

  • Bente Kvilhaugsvik Western Norway University of Applied Sciences, Norway https://orcid.org/0000-0002-7912-9629
  • Eduardo Santos ​Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA: E), Nursing School of Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0557-2377
  • Alessandra Turin Nursing School, Department of Medicine, University of Padua, Padua, Italy.
  • Claúdia Chaves Polytechnic Institute of Viseu, School of Health, Viseu, Portugal | CI&DEI - Centre for Studies in Education and Innovation, Viseu, Portugal. https://orcid.org/0000-0002-8103-7221
  • Giacomo Patrizio Nursing School, Department of Medicine, University of Padua, Padua, Italy. https://orcid.org/0000-0001-9921-5615
  • Leif Steinar Alfsvåg Western Norway University of Applied Sciences, Norway. http://orcid.org/0000-0003-3387-7629
  • Mauro Mota Polytechnic Institute of Viseu, School of Health, Viseu, Portugal | Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA: E), Nursing School of Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0001-8188-6533
  • Petra Schumacher IMC University of Applied Sciences Krems, Department of Health Sciences, Institute of Nursing Science, Austria. http://orcid.org/0000-0003-1409-9737
  • Stephanie Jonathan Adventist Universitet Zurcher, Madagascar. http://orcid.org/0000-0002-9857-7750
  • Torunn Kittelsen Western Norway University of Applied Sciences, Norway.
  • Carlo Alberto Camuccio University of Padua, Padua, Italy. http://orcid.org/0000-0003-1372-9653

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0222.29939

Palavras-chave:

intercâmbio educacional internacional; competência cultural; estudantes de enfermagem

Resumo

Introdução: Num programa de "Collaborative Online International Learning" (COIL) espera-se que professores/facilitadores e estudantes desenvolvam consciência internacional através do diálogo com pares internacionais. O potencial do COIL para o desenvolvimento de perspetivas globais sobre temas profissionais sem viajar para o estrangeiro é único.

Objetivo: Identificar obstáculos e critérios de sucesso vivenciados durante o desenvolvimento de um módulo COIL na educação de enfermeiros.

Métodos: Foi realizado um estudo qualitativo com participantes de um módulo COIL. Foram incluídas entrevistas de 11 estudantes e 8 professores/facilitadores. A análise do conteúdo foi realizada ao conjunto dos dados recolhidos.

Resultados: Quatro categorias comuns emergiram das perspetivas dos estudantes e dos professores: experiência positiva; dificuldades na experiência; habilidades desenvolvidas; e sugestões para o COIL. Além dessas categorias, as oportunidades oferecidas pelo COIL foram especificamente identificadas pelos professores e as estratégias utilizadas para as dificuldades experienciadas foram especificamente identificadas pelos estudantes.

Conclusão: O COIL deve ser cuidadosamente planeado e regulado da mesma forma que toda a restante programação de atividades curriculares. É importante considerar os diferentes currículos, fusos horários e horários entre programas educacionais nos diferentes países.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Eduardo Santos, ​Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA: E), Nursing School of Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal

Licenciatura em Enfermagem (2010). Pós-graduação em Gestão e Administração de Serviços de Saúde (2012). Pós-graduação em Regeneração de Feridas e Tecidos (2012). Mestre e Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica (2015). Doutoramento em Ciências de Enfermagem (2020). Professor Associado da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Portugal. Investigador associado do Centro de Portugal para a Prática Baseada na Evidência: Um Centro de Excelência JBI, Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E - ESEnfC) e no Núcleo de Investigação em Enfermagem (NIE - CHUC). Publicou 88 artigos em revistas especializadas, 56 comunicações em actas de conferências internacionais e publicou 2 livros e 1 capítulo. Recebeu 13 prémios e/ou menções honrosas. Captou mais de 3 MM€ em projectos de investigação competitivos.

Referências

Bardin, L. (2011). Content analysis (5th ed.). Edicoes, 70.

Beelen, J. (2017). The missing link in internationalisation: developing the skills of lecturers. ZFHE, 12(4), 133-150.

Beelen, J., & Jones, E. (2015). Redefining internationalization at home. In A. Curai, L. Matei, R. Pricopie, J. Salmi, & P. Scott (Eds.), The European higher education area: Between critical reflections and future policies (pp. 69-72). Springer. http://link.springer.com/book/10.1007/978-3-319-20877-0

Carlson, E., Stenberg, M., Chan, B., Ho, S., Lai, T., Wong, A., & Chan, E. A. (2017). Nursing as universal and recognisable: Nursing students' perceptions of learning outcomes from intercultural peer learning webinars: A qualitative study. Nurse Educ Today, 57, 54-59. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.07.006

Carlson, E., Stenberg, M., Lai, T., Reisenhofer, S., Chan, B., & Cruz, E. (2019). Nursing students' perceptions of peer learning through cross-cultural student-led webinars: A qualitative study. J Adv Nurs, 75(7), 1518-1526. https://doi.org/10.1111/jan.13983

Chan, E. A., & Nyback, M. H. (2015). A virtual caravan--A metaphor for home-internationalization through social media: A qualitative content analysis. Nurse Educ Today, 35(6), 828-832. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.01.024

Guest, G., Namey, E., & Chen, M. (2020). A simple method to assess and report thematic saturation in qualitative research. PLoS One, 15(5), e0232076. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0232076

Guimarães, F. F., & Finardi, K. R. (2021). Global citizenship education (GCE) in internationalisation: COIL as alternative Thirdspace. Globalisation, Societies and Education, 19(5), 641-657. https://doi.org/10.1080/14767724.2021.1875808

Hackett, S., Janssen, J., Beach, P., Perreault, M., Beelen, J., & van Tartwijk, J. (2023). The effectiveness of Collaborative Online International Learning (COIL) on intercultural competence development in higher education. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 20(1), 5. https://doi.org/10.1186/s41239-022-00373-3

Hao, X., Peng, X., Ding, X., Qin, Y., Lv, M., Li, J., & Li, K. (2022). Application of digital education in undergraduate nursing and medical interns during the COVID-19 pandemic: A systematic review. Nurse Educ Today, 108, 105183. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.105183

Jung, D., De Gagne, J. C., Choi, E., & Lee, K. (2022). An Online International Collaborative Learning Program During the COVID-19 Pandemic for Nursing Students: Mixed Methods Study. JMIR Med Educ, 8(1), e34171. https://doi.org/10.2196/34171

Lincoln, Y. S., & Guba, E. (1985). Naturalistic Inquiry (6 ed.). Sage.

O'Connor, S., Jolliffe, S., Stanmore, E., Renwick, L., Schmitt, T., & Booth, R. (2017). A mixed study systematic review of social media in nursing and midwifery education: Protocol. J Adv Nurs, 73(8), 1989-1996. https://doi.org/10.1111/jan.13310

Spadaro, K. C., Wolf, D., Wu, H., & Hunker, D. F. (2017). Preparing for an international student cohort: Making a global impact on nursing. Nurse Educ Today, 57, 88-94. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.06.014

Tong, A., Sainsbury, P., & Craig, J. (2007). Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. Int J Qual Health Care, 19(6), 349-357. https://doi.org/10.1093/intqhc/mzm042

Vahed, A., & Rodriguez, K. (2021). Enriching students’ engaged learning experiences through the collaborative online international learning project. Innov. Educ. Teach. Int., 58(5), 596-605. https://doi.org/10.1080/14703297.2020.1792331

Wihlborg, M., Friberg, E. E., Rose, K. M., & Eastham, L. (2018). Facilitating learning through an international virtual collaborative practice: A case study. Nurse Educ Today, 61, 3-8. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.10.007

Wimpenny, K., Beelen, J., Hindrix, K., King, V., & Sjoer, E. (2021). Curriculum internationalization and the ‘decolonizing academic’. Higher Education Research & Development, 1-16. https://doi.org/10.1080/07294360.2021.2014406

Wimpenny, K., Beelen, J., & King, V. (2020). Academic development to support the internationalization of the curriculum (IoC): a qualitative research synthesis. International Journal for Academic Development, 25(3), 218-231. https://doi.org/10.1080/1360144X.2019.1691559

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

Kvilhaugsvik, B., Santos, E. ., Turin, A., Chaves, C., Patrizio, G., Alfsvåg, L. S., Mota, M., Schumacher, P. ., Jonathan, S., Kittelsen, T., & Camuccio, C. A. (2023). Desenvolvimento sustentável de um collaborative online international learning (coil) no ensino de enfermagem: estudo qualitativo. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(22), e29939. https://doi.org/10.29352/mill0222.29939

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde