Satisfação da pessoa assistida na unidade de técnicas endoscópicas de uma Unidade Hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0215e.33613

Palavras-chave:

satisfação; utente; unidade de técnicas endoscópicas

Resumo

Introdução: A melhoria dos cuidados de saúde tornou-se uma prioridade para todas as instituições de saúde com o objetivo de alcançar um elevado grau de satisfação dos utentes. Este é um dos fatores mais importantes para determinar o sucesso de uma unidade de saúde.

Objetivo: Determinar o nível de satisfação da pessoa que utiliza a unidade de técnicas endoscópicas e verificar quais os fatores que interferem na satisfação da pessoa com patologia do foro gastroenterológico.

Métodos: Estudo quantitativo, transversal, descritivo analítico-correlacional, cujos dados foram obtidos numa amostra de 200 utentes selecionada por conveniência, com patologia do foro gastroenterológico assistidos numa unidade de técnicas endoscópicas. Aplicou-se o “Instrumento de Avaliação da Qualidade Hospitalar – Hospital de Dia (IAQH -HD)”(Carvalho, 2014).

Resultados: A amostra é maioritariamente do género feminino (57,5%), com média de idade de 58,93 anos±14,77 anos. Os resultados revelaram que o índice de qualidade global percecionada foi de “Satisfeitos” (60,5%), “Muito Satisfeitos” (27,5%) e “Nada Satisfeitos” (10%). Das 11 dimensões avaliadas, os utentes demonstraram-se “Muito satisfeitos” em relação à dimensão “Enfermeiros” (49,5%). Observou-se uma percentagem expressiva de utentes “Nada satisfeitos” em relação à dimensão “Condições estadia” (83,0%).

Conclusão: Constatou-se que o género, a idade, grau de ensino e a situação profissional foram variáveis sociodemográficas com interferência em algumas dimensões na satisfação dos utentes da amostra estudada. Identificaram-se várias áreas prioritárias de intervenção de forma maximizar a satisfação dos utentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Adhikary, G., Shawon, M. S. R., Ali, M. W., Shamsuzzaman, M., Ahmed, S., Shackelford, K. A., Woldeab, A., Alam, N., Lim, S. S., Levine, A., Gakidou, E., & Uddin, M. J. (2018). Factors influencing patients’ satisfaction at different levels of health facilities in Bangladesh: Results from patient exit interviews. PloS One, 13(5), e0196643. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0196643

Biresaw, H., Mulugeta, H., Endalamaw, A., Yesuf, N. N., & Alemu, Y. (2021). Patient satisfaction towards health care services provided in Ethiopian health institutions: A systematic review and meta-analysis. Health Services Insights, 14, 11786329211040689. https://doi.org/10.1177/11786329211040689

Burtea, D., Dimitriu, A., Malos, A., Cherciu, I., & Săftoiu, A. (2019). Assessment of the Quality of Outpatient Endoscopic Procedures by Using a Patient Satisfaction Questionnaire. Current Health Sciences Journal, 45(1), 52–58. https://doi.org/10.12865/CHSJ.45.01.07

Chandra, S., Ward, P., & Mohammadnezhad, M. (2019). Factors Associated With Patient Satisfaction in Outpatient Department of Suva Sub-divisional Health Center, Fiji, 2018: A Mixed Method Study. Frontiers in Public Health, 7, 183. https://doi.org/10.3389/fpubh.2019.00183

Creanga, A. A., Gullo, S., Kuhlmann, A. K. S., Msiska, T. W., & Galavotti, C. (2017). Is quality of care a key predictor of perinatal health care utilization and patient satisfaction in Malawi? BMC Pregnancy and Childbirth, 17(1), 150. https://doi.org/10.1186/s12884-017-1331-7

Derebe, M. M., Shiferaw, M. B., & Ayalew, M. A. (2017). Low satisfaction of clients for the health service provision in West Amhara region, Ethiopia. PloS One, 12(6), e0179909. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0179909

Donabedian, A. (1988). The quality of care. How can it be assessed? JAMA, 260(12), 1743–1748. https://doi.org/10.1001/jama.260.12.1743

Fang, J., Liu, L., & Fang, P. (2019). What is the most important factor affecting patient satisfaction—A study based on gamma coefficient. Patient Preference and Adherence, 13, 515–525. https://doi.org/10.2147/PPA.S197015

Fuseini, A.-G., Bayi, R., Alhassan, A., & Atomlana, J. A. (2022). Satisfaction with the quality of nursing care among older adults during acute hospitalization in Ghana. Nursing Open, 9(2), 1286–1293. https://doi.org/10.1002/nop2.1169

Ganasegeran, K., Perianayagam, W., Manaf, R. A., Jadoo, S. A. A., & Al-Dubai, S. A. R. (2015). Patient satisfaction in Malaysia’s busiest outpatient medical care. TheScientificWorldJournal, 2015, 714754. https://doi.org/10.1155/2015/714754

Gu, D., Yang, X., Li, X., Liang, C., Zhong, J., & Feng, N. (2018). Innovating New Rural Cooperative Medical Scheme (NCMS) for Better Patient Satisfaction in Rural China. International Journal of Environmental Research and Public Health, 15(9), 2007. https://doi.org/10.3390/ijerph15092007

Jensen, R. E., Rothrock, N. E., DeWitt, E. M., Spiegel, B., Tucker, C. A., Crane, H. M., Forrest, C. B., Patrick, D. L., Fredericksen, R., Shulman, L. M., Cella, D., & Crane, P. K. (2015). The role of technical advances in the adoption and integration of patient-reported outcomes in clinical care. Medical Care, 53(2), 153–159. https://doi.org/10.1097/MLR.0000000000000289

Kasa, A. S., & Gedamu, H. (2019). Predictors of adult patient satisfaction with nursing care in public hospitals of Amhara region, Northwest Ethiopia. BMC Health Services Research, 19(1), 52. https://doi.org/10.1186/s12913-019-3898-3

Levandovski P.F., Dias da Silva Lima, M. A., & Marques Acosta, A. (2015). Patient satisfaction with nursing care in an emergency service. Investigacion Y Educacion En Enfermeria, 33(3), 473–481. https://doi.org/10.17533/udea.iee.v33n3a11

Liu, S., Li, G., Liu, N., & Hongwei, W. (2021). The Impact of Patient Satisfaction on Patient Loyalty with the Mediating Effect of Patient Trust. Inquiry: A Journal of Medical Care Organization, Provision and Financing, 58, 469580211007221. https://doi.org/10.1177/00469580211007221

Manzoor, F., Wei, L., Hussain, A., Asif, M., & Shah, S. (2019). Patient Satisfaction with Health Care Services; An Application of Physician's Behavior as a Moderator. International journal of environmental research and public health, 16(18), 3318. https://doi.org/10.3390/ijerph16183318

Messina, G., Vencia, F., Mecheroni, S., Dionisi, S., Baragatti, L., & Nante, N. (2014). Factors affecting patient satisfaction with emergency department care: An Italian rural hospital. Global Journal of Health Science, 7(4), 30–39. https://doi.org/10.5539/gjhs.v7n4p30

Minciullo, A., Tartaglini, D., Colombo, B., Filomeno, L., & Di Muzio, M. (2022). Assessing validity and reliability of a new tool: The ECSQ (Endoscopy Customer Satisfaction Questionnaire) in Italian for customer satisfaction in digestive endoscopy. Annali Di Igiene: Medicina Preventiva E Di Comunita, 34(2), 166–176. https://doi.org/10.7416/ai.2022.2476

Febres-Ramos, R. J., & Mercado-Rey, M. R. (2020). Patient satisfaction and quality of care of the internal medicine service of Hospital Daniel Alcides Carrión. Huancayo - Perú: Satisfacción del usuario del servicio de medicina interna sobre la calidad de atención en el Hospital Daniel Alcides Carrión, Huancayo – Perú. Revista De La Facultad De Medicina Humana, 20(3). https://doi.org/10.25176/RFMH.v20i3.3123

Saif, A.A., Wesam, A., & Mahmoud, A. (2019). Factors affecting patient’s satisfaction in outpatient clinics in Jordan: cross-sectional study. Journal of Hospital Management and Health Policy,3(2). https://www.researchgate.net/publication/330256225_Factors_affecting_patient's_satisfaction_in_outpatient_clinics_in_Jordan_cross-sectional_study

Sinyiza, F. W., Kaseka, P. U., Chisale, M. R. O., Chimbatata, C. S., Mbakaya, B. C., Kamudumuli, P. S., Wu, T.-S. J., & Kayira, A. B. (2022). Patient satisfaction with health care at a tertiary hospital in Northern Malawi: Results from a triangulated cross-sectional study. BMC Health Services Research, 22(1), 695. https://doi.org/10.1186/s12913-022-08087-y

Sultan, N., Mahajan, R., Kumari, R., Langer, B., Gupta, R. K., Mir, M. T., Chowdhary, N., & Sultan, A. (2022). Patient satisfaction with hospital services in COVID-19 era: A cross-sectional study from outpatient department of a tertiary care hospital in Jammu, UT of J&K, India. Journal of Family Medicine and Primary Care, 11(10), 6380–6384. https://doi.org/10.4103/jfmpc.jfmpc_704_22

Triantafyllou, K., Gkolfakis, P., Triantafyllou, M., Ndini, X., Melissaratou, A., Moustafa, G.-A., Xanthopoulou, E., Tziatzios, G., Vlachonikolou, G., Papadopoulos, V., Pantelakis, E., Malli, C., & Dimitriadis, G. D. (2016). Long-term patient satisfaction of gastrointestinal endoscopic procedures. Annals of Gastroenterology, 29(2), 188–195. https://doi.org/10.20524/aog.2016.0011

Veríssimo, O.M.T. (2018). O nível de satisfação das pessoas com a abordagem dos enfermeiros no processo de triagem e fatores que o influenciam. [Dissertação de Mestrado, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra].

Yan, M., Zhi, M., Xu, Y., Hu, L., & Liu, Y. (2022). Inpatient Satisfaction with Nursing Care and Its Impact Factors in Chinese Tertiary Hospitals: A Cross-Sectional Study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(24), 16523. https://doi.org/10.3390/ijerph192416523

Downloads

Publicado

2024-09-16

Como Citar

Mendes, J., & Dias, A. M. (2024). Satisfação da pessoa assistida na unidade de técnicas endoscópicas de uma Unidade Hospitalar . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(15e), e33613. https://doi.org/10.29352/mill0215e.33613

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde