Intervenções para a autogestão em adolescentes com Diabetes Tipo 1: uma scoping review
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0215e.34582Palavras-chave:
adolescente; Diabetes Mellitus, Tipo 1; programas; autogestãoResumo
Introdução: Os adolescentes com Diabetes Tipo 1 enfrentam desafios de elevada complexidade associados à gestão da doença crónica. A implementação de programas de autogestão para adolescentes com DM1 tem apontado vantagens no desenvolvimento de competências de autogestão da doença.
Objetivo: Mapear intervenções promotoras de autogestão para adolescentes com Diabetes Tipo 1.
Métodos: Revisão scoping segue a metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. Critérios de elegibilidade definidos de acordo com a População - adolescentes dos 10 aos 19 anos; Conceito - autogestão da diabetes; Contexto - considerados todos os contextos de intervenção. Foram incluídos estudos publicados entre 2009 e 2021 em português, inglês e espanhol: MEDLINE, CINAHL, Cochrane Library, Joanna Briggs Institute Databases, e Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. O protocolo desta revisão está registado no Open Science Framework https://osf.io/z6wbj.
Resultados: Foram incluídos nove artigos. As intervenções implementadas envolveram na sua maioria programas educacionais em sessões de grupo. Os indicadores de resultado foram: competências de autogestão (resolução de problemas, tomada de decisão, procurar e utilizar os recursos, parceria com a equipa de saúde e plano de ação); hemoglobina glicada; conhecimentos; qualidade de vida; autoeficácia e autocuidado.
Conclusão: Das intervenções analisadas foram extraídos seis indicadores cujos resultados foram significativos nomeadamente no nível de hemoglobina glicada, autogestão, conhecimentos, autoeficácia e qualidade de vida.
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