Comunicação enfermeiro-doente com recurso às TIC: uma scoping review
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0225.37137Palavras-chave:
tecnologias da informação; saúde digital; comunicação; enfermagemResumo
Introdução: A tecnologia está a revolucionar os diagnósticos, os tratamentos e os procedimentos, oferecendo inovações que promovem a eficiência e a qualidade dos cuidados de saúde.
Objetivo: Explorar a forma como profissionais de enfermagem utilizam as tecnologias de informação e comunicação (TIC) para comunicar com os doentes, descobrir desafios nestas interações e identificar necessidades.
Métodos: A metodologia de scoping review permitiu identificar estudos em três bases de dados: LILACS, ScienceDirect e PubMed. A estratégia de pesquisa sistemática incluiu artigos em língua portuguesa e inglesa, publicados entre 2014 e 2024, que foram posteriormente triados e avaliados para inclusão. Uilizou-se uma síntese narrativa para integrar e relatar os achados.
Resultados: A análise dos dez estudos produziu cinco conclusões principais: 1) a utilização das TIC na comunicação enfermeiro-doente; 2) competências de comunicação melhoradas; 3) benefícios percebidos; 4) desafios encontrados; e 5) necessidades. É evidente que na comunicação com o doente, as TIC têm um impacto positivo na saúde e constituem uma estratégia valiosa para responder à procura crescente de serviços de saúde.
Conclusão: Estes resultados destacam competências de comunicação que promovem práticas baseadas na evidência e que são necessárias para profissionais de saúde numa sociedade envelhecida e mundo digital e tecnologicamente dependente. Escolas de enfermagem e instituições de saúde devem considerar formações específicas relacionadas com o desenvolvimento de competências comunicação eficazes entre enfermeiros e doentes utilizando as TIC.
Downloads
Referências
Alpert, J. M., Dyer, K. E., & Lafata, J. E. (2017). Patient-centered communication in digital medical encounters. Patient Education and Counseling, 100(10), 1852–1858. https://doi.org/10.1016/j.pec.2017.04.019
Arksey, H., & O’Malley, L. (2005). Scoping studies: Towards a methodological framework. International Journal of Social Research Methodology, 8(1), 19–32. https://doi.org/10.1080/1364557032000119616
Barbosa, I. A. (2017). Avaliação dos elementos de comunicação percebidos por médicos e enfermeiros no cuidado por telessaúde [Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo]. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-29062015-150220/pt-br.php
Barbosa, I. A., & Silva, M. J. (2017). Nursing care by telehealth: What is the influence of distance on communication? Revista Brasileira de Enfermagem, 70(5), 928-934. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0142
Bradbury-Jones, C., Aveyard, H., Herber, O. R., Isham, L., Taylor, J., & O’Malley, L. (2021). Scoping reviews: The PAGER framework for improving the quality of reporting. International Journal of Social Research Methodology, 25(4), 457-470. https://doi.org/10.1080/13645579.2021.1899596
Eriksson, I., Wilhsson, M., Blom, T., Broo Wahlström, C., & Larsson, M. (2020). Telephone nurses' strategies for managing difficult calls: A qualitative content analysis. Nursing Open, 7, 1671-1679. https://doi.org/10.1002/nop2.549
Escudero, M. A. G., Núñez, N. F. R., Vidal, M. D. P. V., Quinteros, A. E. Q., Torres, P. M. S., & Montoya, C. A. G., et al. (2022). Evaluation of the communication of nursing students in the simulated teleconsultation: A cross-sectional study. Nurse Education Today, 113, 105382.https://doi.org/10.1016/j.nedt.2022.105382
Global strategy on digital health 2020-2025. (2021). Geneva: World Health Organization. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.
Houwelingen, C. T. M., Moerman, A. H., Ettema, R. G. A., Kort, H. S. M., & Cate, O. T. (2016). Competencies required for nursing telehealth activities: A Delphi-study. Nurse Education Today, 39, 50-62. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.12.025
International Council of Nurses (2023). Digital health transformation and nursing practice. International Council of Nurses. https://www.icn.ch/sites/default/files/2023-08/ICN%20Position%20Statement%20Digital%20Health%20FINAL%2030.06_EN.pdf
Levac, D., Colquhoun, H., & O’Brien, K. K. (2010). Scoping studies: Advancing the methodology. Implementation Science, 5(59), 1-9. https://doi.org/10.1186/1748-5908-5-69
Martinez, E. R., & Jones, P. L. (2018). Examining the effects of communication systems on nursing care outcomes: A mixed-method review. Journal of Clinical Nursing, 27(9-10), 1456-1467.
Moscato, S. R., Valanis, B., Gullion, C. M., Tanner, C., Shapiro, S. E., & Izumi, S. (2007). Predictors of patient satisfaction with telephone nursing services. Clinical Nursing Research, 16(2), 119-137. https://doi.org/10.1177/1054773806298507
Navarro-Martínez, O., Martinez-Millana, A., & Traver, V. (2024). Use of tele-nursing in primary care: A qualitative study on its negative and positive aspects. Atención Primaria, 56, 102843. https://doi.org/10.1016/j.aprim.2023.102843
Ouzzani, M., Hammady, H., Fedorowicz, Z., & Elmagarmid, A. (2016). Rayyan—A web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews, 5, 1-10. https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4
Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., et al. (2021). The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, 372, n71. https://doi.org/10.1136/bmj.n71
Peters, M. D. J., Marnie, C., Tricco, A. C., Pollock, D., Munn, Z., Alexander, L., McInerney, P., Godfrey, C. M., & Khalil, H. (2020). Updated methodological guidance for the conduct of scoping reviews. JBI evidence synthesis, 18(10), 2119–2126. https://doi.org/10.11124/JBIES-20-00167
Pimentel, G., Neves, J., Loureiro, A. R., Ventura, F., Vieira, A., Morais, A., et al. (2022). Consultas de enfermagem à distância em Portugal: Recomendações de peritos. Revista de Investigação e Inovação em Saúde, 5(1), 125-138. https://doi.org/10.37914/riis.v5i1.171
Razavi, S., Farrokhnia, N., & Davoody, N. (2015). Nurses’ experience of using video consultation in a digital care setting and its impact on their workflow and communication. PLoS ONE, 17(5). https://doi.org/10.1371/journal.pone.0264876
Ramos, A. P., & Bortagarai, F. M. (2012). A comunicação não-verbal na área da saúde. Revista Cefac, 14, 164-170. https://doi.org/10.1590/S1516-18462011005000067
Yoo, H. J., & Lee, H. (2022). Critical role of information and communication technology in nursing during the COVID-19 pandemic: A qualitative study. Journal of Nursing Management, 30(8), 3677-3685. https://doi.org/10.1111/jonm.13880
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)