Políticas

POLITICA EDITORIAL
De vocação e âmbito multidisciplinar, publica artigos científicos, artigos técnicos- científicos, estudos teóricos ou aplicados, resultantes de investigação original, em diferentes domínios e áreas científicas, nomeadamente aquelas que correspondem aos domínios do ensino e investigação desenvolvidos em Portugal e no estrangeiro. A política editorial segue os Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Académicas da COPE: Committee on Publication Ethics  e os critérios do Directory of Open Access Journals – DOAJ, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor. O processo de revisão será integralmente gerido em sistema de double blind review, preservando a identidade de autores e avaliadores. A Millenium - Journal of Education, Technologies and Health guia-se pelo princípio de que os fatos científicos e as opiniões devem ser claramente separados: os primeiros são intocáveis e os segundos são livres. Esta publicação é independente de poder político, econômico e de qualquer grupo de pressão, identificando-se com valores democráticos, pluralistas e solidários. No exercício da sua atividade, a revista rege-se estritamente pelas normas éticas e deontológicas das atividades científicas e de investigação e do jornalismo. Defende o pluralismo de opinião, sem prejuízo de poder assumir posições próprias. 

 

POLITICA DE REVISÃO POR PARES
1. O Corpo de Revisores da Revista é constituído por individualidades nacionais e estrangeiras de reconhecido mérito académico e científico;
2. A seleção dos membros do Corpo de Revisores é da competência da Equipa Editorial da Revista, podendo a participação ter caracter perante ou eventual.
3. Cabe aos Revisores apreciar a qualidade dos textos submetidos para publicação e elaborar os respetivos pareceres científicos e técnicos, no prazo estabelecido.
4. Os artigos propostos para publicação são submetidos a um sistema de revisão cega por pares, segundo os critérios abaixo descritos, salvaguardada a especificidade da tipologia dos artigos:

  • Relevância do artigo para a difusão e o desenvolvimento da respetiva área científica;
  • Originalidade (contribuição significativa ou inovadora);
  • Objetivos (formulação e adequação);
  • Exatidão (correção e precisão dos conceitos);
  • Metodologia (adequação e profundidade na abordagem ao assunto; respeito pelas normas éticas da investigação e publicação científicas);
  • Resultados (rigor na apresentação, análise e discussão);
  • Conclusões (conhecimento inovador ou confirmatório aportado pelo estudo; implicações técnico-científicas do estudo; limitações; futuras linhas de investigação);
  • Atualidade e rigor da bibliografia utilizada (exatidão das citações; técnica das referências precisa e rigorosa);
  • Qualidade geral do texto (objetivos que se propõe atingir; estrutura lógica e equilibrada; exposição clara e coerente; estilo objetivo e factual; correção gramatical e rigor da linguagem);
  • Adequação à política editorial e normas da Millenium - Journal of Education, Technologies and Health;

5. A apreciação do artigo é realizada de forma anónima por dois ou mais revisores de acordo com a ferramenta de avaliação apropriada
6. Os revisores têm ao seu dispor uma grelha de avaliação da qualidade do artigo. A mesma encontra-se disponível no site da Revista.
7. Aos Revisores é dado o prazo máximo de 4 semanas consecutivas, a partir da data de receção do texto, para proceder à avaliação do artigo e emissão do respetivo parecer. A Equipa Editorial reserva-se o direito de, em casos pontuais, alterar este prazo. O Sistema Informático gera lembretes para alertar o Revisor dos tempos do processo de revisão.
8. Na impossibilidade de efetuarem a revisão dos textos, os revisores deverão informar o Editor de Secção no prazo máximo de oito (8) dias após a receção dos mesmos, a fim de que este o possa enviar a outro revisor. Quando um revisor não cumpre o tempo definido é retirado do processo de revisão e para o efeito é designado um terceiro.
9. A classificação da qualidade dos artigos é feita de acordo com quatro níveis: Nível A (o artigo deve ser publicado, sem alterações); Nível B (o artigo pode ser publicado com algumas alterações); Nível C (o artigo pode ser publicado desde que com a introdução das alterações sugeridas pelo revisor; a nova versão do trabalho requer apreciação); Nível D (o artigo não reúne as condições para publicação).
10. Os autores recebem a apreciação do Editor e uma cópia anónima do parecer dos Revisores agregando a avaliação e comentários para os autores.
11. Os autores devem proceder às alterações e submeter nova versão do artigo no prazo máximo de 30 dias após a notificação, podendo este ser excecionalmente revisto por decisão do Editor.
12. Aos revisores, é reservado o direito de apresentar parecer favorável condicionado à reformulação do artigo. 

 

POLITICA PROCESSO DE ARBITRAGEM AO MECANISMO DE AVALIAÇÃO
A avaliação por pares é um processo construtivo, por isso, os revisores, para além de avaliarem o conteúdo científico do artigo, devem contribuir com críticas e recomendações para a sua melhoria. Os pareceres/comentários dos revisores serão enviados aos autores quando tal se justificar, contudo os autores do artigo não conhecerão a identidade dos revisores.

1 - Todos os artigos submetidos à Millenium - Journal of Education, Technologies and Health serão objeto de apreciação da sua qualidade e mérito técnico-científico, através de um processo de arbitragem por pares, com revisão duplamente cego.

2 - O processo de arbitragem e de avaliação inicia-se após a receção do artigo submetido e culmina com a sua publicação ou recusa. O mesmo é suportado no Fluxograma de Decisão para Publicação em 8 passos ABCDEFGH: A- Atribuição de Código; B- Pré-análise; C- Revisão por pares; D- Supervisão da Revisão; E- Revisão final; F- Tradução; G- Composição, Conceção Gráfica e Maquetização; HTML; H- Divulgação nas bases de dados.

A - Atribuição de Código: Todos os artigos submetidos à Millenium recebem um código numérico identitário de suporte ao processo de arbitragem, em sistema de double blind review, preservando a identidade de autores e revisores;

B - Pré-análise: Após recepção do artigo, o Editor de Secção/Editor Especial procede a uma primeira avaliação que incidirá sobre a adequação e pertinência face à política editorial. Se o artigo reunir condições e for recomendado para entrar no processo de revisão o Editor de Secção/Editor Especial, submete o artigo ao Programa Urkund, no sentido de despistar situações de plágio. Caso passe a pré-avaliação do Editor de Secção, o artigo entra na fase de revisão cega por pares. Caso não passe, o Editor de Secção/Especial solicita os documentos em falta ou comunica aos autores a recusa da publicação.

C - Revisão por pares: O Editor de Secção/Editor Especial remete o artigo a dois revisores da área de especialidade do manuscrito em apreciação. Estes procedem à avaliação e emissão do respetivo parecer, a partir da sua área reservada. O resultado final suportado nas ferramentas de avaliação específicas do artigo em análise, exprimir-se-á em: Nível A (o artigo deve ser publicado, sem alterações); Nível B (o artigo pode ser publicado com algumas alterações); Nível C (o artigo pode ser publicado desde que com a introdução das alterações sugeridas pelo revisor; a nova versão do trabalho requer apreciação); Nível D (o artigo não reúne as condições para publicação).

Sempre que não ocorrer acordo entre os pareceres dos revisores, ou no caso de subsistirem dúvidas fundamentadas, o Editor de Secção remeterá o artigo para parecer a um terceiro revisor.

No caso de aceitação condicionada a revisão ou reformulação, serão estabelecidas novas datas para a reformulação e para o subsequente processo de nova avaliação.

Os pareceres incidirão, entre outros, sobre os seguintes tópicos:

  1. Relevância do artigo para a difusão e o desenvolvimento da respetiva área científica;
  2. Originalidade (contribuição significativa ou inovadora);
  3. Objetivos (formulação e adequação);
  4. Exatidão (correção e precisão dos conceitos);
  5. Metodologia (adequação e profundidade na abordagem ao assunto; respeito pelas normas éticas da investigação e publicação científicas);
  6. Resultados (rigor na apresentação, análise e discussão);
  7. Conclusões (conhecimento inovador ou confirmatório aportado pelo estudo; implicações técnico-científicas do estudo; limitações; futuras linhas de investigação);
  8. Atualidade e rigor da bibliografia utilizada (exatidão das citações; técnica das referências precisa e rigorosa);
  9. Qualidade geral do texto (objetivos que se propõe atingir; estrutura lógica e equilibrada; exposição clara e coerente; estilo objetivo e factual; correção gramatical e rigor da linguagem);
  10. Adequação à política editorial e normas da Millenium - Journal of Education, Technologies and Health;

D - Supervisão da Revisão: Após resposta dos autores a todas as recomendações dos revisores, o artigo é apreciado pelo Editor de Secção/Editor Especial.

E - Supervisão Final: O texto do artigo é conferido sob o ponto de vista morfológico e sintático. Será comunicado aos autores a decisão final de publicação, juntando-se os pareceres anónimos dos revisores, apenas nos casos em que o Editor de Secção/Editor Especial o entenda justificar-se. A decisão final de publicação cabe ao Editor Chefe, tendo em conta o parecer do Editor de Secção/Editor Especial.

F - Tradução: Após decisão da sua aceitação para publicação na Millenium - Journal of Education, Technologies and Health, os artigos escritos em português e castelhano serão traduzidos para inglês, de nível A, pelo autor. Cabe ao mesmo assegurar uma tradução certificada e submeter a versão traduzida no prazo estipulado pela revista.

G - Composição, Conceção Gráfica e Maquetização e Atribuição de DOI.

H - Divulgação digital nas bases de dados: Os Técnicos documentais procedem à criação dos metadados (HTML, XML e materiais de divulgação seletiva). Os artigos ficam disponíveis em texto integral em acesso livre na página da revista. São também enviados para todas as bases de dados, indexadores e circuitos de divulgação.

 

POLITICA DE ACESSO LIVRE
A Revista Millenium, Journal of Education, Technologies and Health, oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior intercâmbio global do conhecimento.
A revista permite o auto-arquivo em repositórios institucionais de todas as versões, podendo ficar imediatamente disponíveis.

 

POLITICA DE ARQUIVO E PRESERVAÇÃO DIGITAL
A Millenium, Journal of Education, Technologies and Health, usa o recurso Open Journal Systems, sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project (PKP) sob a licença GNU General Public License. O PKP é uma iniciativa multi-universitária que desenvolve software de código aberto (gratuito) e realiza pesquisas para melhorar a qualidade e o alcance da publicação académica. O OJS contém o plugin PKP PN, um meio para preservar os conteúdos das revistas na PKP Preservation Network (PKP PN) que preserva digitalmente as revistas OJS. O PKP PN garante que periódicos que não fazem parte de nenhum outro serviço de preservação digital possam ser preservados para acesso de longo prazo. O PKP permite que editoras de revistas científicas OJS preservem digitalmente o seu conteúdo de uma forma descentralizada e distribuída. Isso significa que, no caso de um periódico parar de ser publicado ou ficar offline, haverá maneira de ter acesso contínuo por longo prazo aos artigos e edições (preservação para acesso a longo prazo).
Para mais informações, consulte: https://pkp.sfu.ca/ojs/

 

POLITICA DE DEPÓSITO
A Millenium - Journal of Education, Technologies and Health tem uma política de registo de depósito em SHERPA/ROMEO - http://www.sherpa.ac.uk/romeo/

 

POLITICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

POLITICA DE MARKETING DIRETO
A revista Millenium, Journal of Education, Technologies and Health, não efetua qualquer marketing direto, como correio direto, telemarketing, publicidade de resposta direta aos autores ou convites para apresentação de artigos. A Millenium - Journal of Education, Technologies and Health não utiliza qualquer marketing direto que consista em promoção, atividade de comunicação enviada diretamente aos autores ou empresas para submeterem artigos a edições da revista.
É importante notar que nem todo o marketing é bom marketing, especialmente para revistas de investigação, as técnicas de marketing direto contêm elementos negativos que têm impacto no campo da investigação autêntica global. A Millenium - Journal of Education, Technologies and Health acredita na investigação autêntica e na publicação com um processo de revisão por pares duplamente cego.

A  Millenium, Journal of Education, Technologies and Health,  não adota qualquer Politica de Publicidade, pois não aceita anúncios publicitários.