Análise da composição corporal, competência motora e saúde mental no risco de lesão em atletas de formação de futebol e futsal
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.40041Palavras-chave:
futebol, futsal, competência motora, características psicológicas, lesões, rendimento desportivoResumo
A prática desportiva, particularmente no âmbito da formação de jovens atletas, é essencial para o seu desenvolvimento integral, abrangendo as dimensões físicas, psicológicas e sociais. Este estudo teve como objetivo avaliar diferenças entre atletas de futebol e futsal, considerando variáveis antropométricas, motoras e psicológicas, bem como explorar possíveis correlações entre estas dimensões. Participaram 228 atletas masculinos e femininos de ambas as modalidades, sendo utilizados instrumentos como a bateria Motor Competence Assessment (MCA) para avaliação da competência motora, o Inquérito de Morbidade Referida (IMR) para levantamento de lesões, e o Questionário das Características Psicológicas Relacionadas com o Rendimento Desportivo (CPRD) para análise de variáveis psicológicas. Igualmente foi avaliada a composição corporal através do peso e altura. Os resultados demonstraram que os atletas de futebol apresentaram maior incidência de lesões em comparação com os de futsal (p = 0,014), enquanto o desempenho motor foi significativamente superior no futebol em testes como os saltos laterais, horizontais e shuttle run (p < 0,001). Além disso, ambas as modalidades obtiveram percentis máximos nos testes de atirar e pontapear, refletindo a influência da especificidade das modalidades. As características psicológicas apresentaram relações limitadas com a competência motora, sendo observadas apenas algumas correlações no futebol feminino. Conclui-se que as especificidades das modalidades influenciam diretamente as competências motoras e as incidências de lesões, sublinhando a necessidade de estratégias de treino personalizadas e integradas para otimizar o desempenho e prevenir lesões em cada contexto desportivo.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Motricidade

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Sílabas Didáticas. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.