Novo artigo publicado

2025-05-13

A formação de professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico em probabilidade é fundamental para desenvolver nos seus alunos uma compreensão precoce dos conceitos probabilísticos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento didático-matemático para o ensino de probabilidade dos futuros professores espanhóis do ensino primário. Para tal, foi pedido a 156 futuros professores que preenchessem um questionário com três tarefas, cada uma com quatro secções. A primeira consiste na resolução e justificação da tarefa e avalia o conhecimento comum da probabilidade; na segunda, pede-se para identificar os objetos matemáticos necessários na resolução e avalia a faceta epistémica do conhecimento didático; a terceira requer discriminar as respostas corretas e incorretas de alunos fictícios à tarefa, analisando, assim, a faceta cognitiva; e a quarta consiste em sugerir ações para ultrapassar os erros dos alunos, avaliando, assim, as facetas mediacional e interacional. Os participantes demonstram um bom conhecimento comum do conteúdo e identificam corretamente as respostas corretas e incorretas dos alunos fictícios. O desempenho na identificação dos objetos matemáticos, na explicação dos erros dos alunos e na sugestão de ações didáticas é inferior. Esses resultados sugerem aspetos que precisam de ser reforçados na formação de professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico para o ensino de probabilidade.