A promoção da consciência fonológica no jardim de infância e no 1.º CEB: estudo exploratório sobre práticas educativas, crenças e necessidades formativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.33964

Palavras-chave:

Consciência fonológica; Iniciação à leitura e à escrita; Práticas educativas; Crenças; Formação de professores

Resumo

No processo de aprendizagem da leitura e da escrita, as crianças encontram vários desafios, que podem ser minimizados através do desenvolvimento da consciência fonológica, em geral, e fonémica, em particular. Este estudo avalia as perceções sobre a consciência fonológica por parte de educadores de infância e professores do 1.º CEB em exercício, bem como de estudantes finalistas em cursos de mestrado que habilitam para esses níveis de ensino. Foi aplicado um questionário para avaliar as práticas de promoção da consciência fonológica, bem como as crenças sobre a sua importância e as necessidades de formação de docentes, a que responderam 58 educadores de infância e professores do 1.º CEB em exercício, bem como 23 estudantes finalistas de cursos de mestrado que habilitam para a docência nesses níveis de ensino. Com base nos resultados obtidos, reconhecem-se lacunas nas práticas e nas crenças e defende-se a importância de formação inicial e contínua nesta área.

Downloads

Biografias Autor

Clara Amorim, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Educação | Centro de Linguística da Universidade do Porto

Clara Amorim é doutorada em Linguística (2015) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, instituição onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português/Inglês (1998). É mestre em Linguística Geral (2003) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Já colaborou com várias instituições de ensino superior, tendo sido Professora Assistente e Adjunta do Instituto Superior de Ciências Educativas, Professora Visitante na Universidade Nacional Timor Lorosa’e e Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente é Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, investigadora integrada do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP – UID-FCT n.º 22) e investigadora colaboradora do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED – UID-FCT n.º 5198). As suas áreas de investigação incluem a aquisição da fonologia do português como língua materna e não materna, bem como a pedagogia da escrita e da gramática. É autora ou coautora de gramáticas do português e de outros materiais didáticos, bem como de artigos de investigação.

Adelina Castelo, Departamento de Humanidades e Laboratório de Educação a Distância e E-Learning, Universidade Aberta | Centro de Linguística da Universidade de Lisboa

Adelina Castelo é doutorada em Linguística Educacional (2012), mestre em Linguística Portuguesa (2004) e licenciada em Estudos Portugueses e Franceses (1999), pela Universidade de Lisboa. Atualmente é Professora Auxiliar na Universidade Aberta, investigadora integrada na UID-FCT nº 214, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), e investigadora colaboradora na UID-FCT nº 4372, Laboratório de Educação a Distância e e-Learning ( LE@D), no âmbito do grupo de investigação Ensino de Línguas Online (El@n). Anteriormente, foi Assistente e Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação de Viseu, Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Macau, e também professora de Português e Francês no Colégio Mira Rio. As suas áreas de investigação e ensino incluem Linguística Educacional (Didática da Língua, Desenvolvimento de Materiais Didáticos, Aprendizagem de Línguas Assistida por Tecnologia, Ensino de Pronúncia), Aquisição de L2 e Fonologia, tendo publicado materiais didáticos para o ensino de Português Língua Estrangeira bem como capítulos e artigos de investigação.

Referências

Alves, D. C. (2013). Efeito das propriedades segmentais em tarefas de consciência segmental, de leitura e de escrita. [Tese de doutoramento, Universidade de Lisboa]. http://hdl.handle.net/10451/8629

Castelo, A. (2012). Competência metafonológica e sistema não consonântico no português europeu: descrição, implicações e aplicações para o ensino do português como língua materna. [Tese de doutoramento, Universidade de Lisboa]. http://hdl.handle.net/10451/7454

Castelo, A. (2023/no prelo). Competência metafonológica na educação pré-escolar, básica e secundária: alguns (re)conhecimentos e desafios. Palavras, 60-61.

Costa, T. Rodrigues, C. & Freitas; M. J. (2021). Consoantes (não) soantes em final de palavra: dados da escrita de crianças portuguesas. Revista Linguagem & Ensino, v.4, n..4, 843-867.

Duarte, I. (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. ME/DGIDC. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/o_conhecimento_da_lingua_desenv_consciencia_linguistica.pdf

Freitas, M. J., Alves, D., & Costa, T. (2007). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. ME/DGIDC. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/o_conhecimento_da_lingua_desenv_consciencia_fonologica.pdf

Freitas, M. J., Rodrigues, C., Costa, T., & Castelo, A. (2012). Os sons que estão dentro das palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Colibri/APP.

Giménez, A., Sánchez, A., Flores, A., & Luque, J. L. (2023). Teachers’ opinions about the teaching of reading in Spain. Psicología Educativa, 29(1), 65-73. https://doi.org/10.5093/psed2022a11

Hulme, C., Snowling, M., Caravolas, M., & Caroll, J. (2005). Phonological skills are (probably) one cause of success in learning to read: A comment on Castles and Coltheart. Scientific Studies of Reading, 9, 351-365.

Jaskolski, J. E., & Moyle, M. J. (2023). Professional Development in Phonological Awareness for Early Childhood Educators in Low‑Income, Urban Classrooms: A Pilot Study Examining Dosage Effects. Annals of Dyslexia, 73, 440-468. https://doi.org/10.1007/s11881-023-00289-1

Leite, I., Leite, C., Pereira, M. F., & Lemos, G. C. (2022). Como estão a ser preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita? Fundação Belmiro de Azevedo (EDULOG). https://www.edulog.pt/storage/app/uploads/public/638/a1f/437/638a1f437d552968043748.pdf

Lervåg, A., Bråten, I., & Hulme, C. (2009). The cognitive and linguistic foundations of early reading development: A Norwegian latent variable longitudinal study. Developmental Psychology, 45(3), 764-768. https://doi.org/10.1037/a0014132

Liberman, I. Y., Shankweiler, D., Fischer, F. W., & Carter, B. (1974). Explicit syllable and phoneme segmentation in the young child. Journal of Experimental Child Psychology, 18, 201–212. https://doi.org/10.1016/0022-0965(74)90101-5

Liberman, I. Y., Shankweiler, D., & Liberman, A. M. (1989). The alphabetic principle and learning to read. In D. Shankweiler & I. Y. Liberman (Eds.), Phonology and reading disability: Solving the reading puzzle (pp. 1–33). The University of Michigan Press.

Meira, Â., Cadime, I., & Viana, F. L. (2023). Phonological awareness assessment test (PACOF) for pre-school children: Evidence of validity and reliability. Psicología Educativa, 29(1), 83-90. https://doi.org/10.5093/psed2023a3

Ministério da Educação (2018). Aprendizagens Essenciais. Português. 1.º Ano. 1.º Ciclo do Ensino Básico. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/ae_1.o_ano_1o_ciclo_eb_portugues.pdf

Muter, V., Hulme, C., Snowling, M. J., & Stevenson, J. (2004). Phonemes, rimes, vocabulary, and grammatical skills as foundations of early reading development: Evidence from a longitudinal study. Developmental Psychology, 40, 665-681. https://doi.org/10.1037/0012-1649.40.5.665

National Reading Panel (2000). Report of the National Reading Panel. Teaching children to read: An evidence-based assessment of the scientific research literature on reading and its implications for reading instruction. U. S. Department of Health and Human Services. https://www.nichd.nih.gov/sites/default/files/publications/pubs/nrp/Documents/report.pdf

Nelson, J. M., Lindstrom, J. H., Lindstrom, W., & Denis, D. (2012). The structure of phonological processing and its relationship to basic reading. Exceptionality, 20, 179-196. https://doi.org/10.1080/09362835.2012.694612

Pampim, M.; Reis, D.; Mendon.a, C.; Fernandes, I. (2019). A sílaba na relação com a escrita: ataques ramificados na escrita de crianças do segundo e quarto anos - um estudo a partir do EFFE-On. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, n.º 5, pp. 287-304.

Santos, R., Freitas, M. J., & Veloso, J. (2014). Grupos consonânticos na escola: desenvolvimento fonológico e conhecimento ortográfico. Diacrítica, 28(1), 407-436. http://hdl.handle.net/10451/33812

Silva, I. L., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE). https://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdf

Sim-Sim, I. (1998). Desenvolvimento da linguagem. Universidade Aberta.

Stekić, K., Ilić, O., Ković, V., & Savić, A.M. (2023). ERP Indicators of Phonological Awareness Development in Children: A Systematic Review. Brain Sciences, 13, 290, 1-20. https://doi.org/10.3390/brainsci13020290

Troia, G. A. (2004). Phonological processing and its influence on literacy learning. In C. A. Stone, E. R. Silliman, B. J. Ehren, & K. Apel. (Eds.), Handbook of language and literacy: Development and disorders (pp. 271-301). Guilford Press.

Tsao, C.‑H., Lai, Y.-H., Chen, Y.-L., & Wang, H.-L. S. (2023). Musical Rhythm Perception and Production, Phonological Awareness, and Vocabulary Knowledge in Preschoolers: A Cross‑Language Study. International Journal of Early Childhood, 55, 27-46. https://doi.org/10.1007/s13158-023-00355-0

Veloso, J. (2003). Da influência do conhecimento ortográfico sobre o conhecimento fonológico: estudo longitudinal de um grupo de crianças falantes nativas de português europeu. [Tese de doutoramento, Universidade do Porto]. https://hdl.handle.net/10216/18030

Veloso, J. (2006). Reavaliando o estatuto silábico das sequências obstruinte+lateral em Português Europeu. DELTA - Revista de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, 22(1), 127-158. https://doi.org/10.1590/S0102-44502006000100005

Downloads

Publicado

2025-05-02

Como Citar

Amorim, C., & Castelo, A. (2025). A promoção da consciência fonológica no jardim de infância e no 1.º CEB: estudo exploratório sobre práticas educativas, crenças e necessidades formativas. Revista Portuguesa De Educação, 38(1), e25011. https://doi.org/10.21814/rpe.33964