A promoção da consciência fonológica no jardim de infância e no 1.º CEB: estudo exploratório sobre práticas educativas, crenças e necessidades formativas
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.33964Palavras-chave:
Consciência fonológica; Iniciação à leitura e à escrita; Práticas educativas; Crenças; Formação de professoresResumo
No processo de aprendizagem da leitura e da escrita, as crianças encontram vários desafios, que podem ser minimizados através do desenvolvimento da consciência fonológica, em geral, e fonémica, em particular. Este estudo avalia as perceções sobre a consciência fonológica por parte de educadores de infância e professores do 1.º CEB em exercício, bem como de estudantes finalistas em cursos de mestrado que habilitam para esses níveis de ensino. Foi aplicado um questionário para avaliar as práticas de promoção da consciência fonológica, bem como as crenças sobre a sua importância e as necessidades de formação de docentes, a que responderam 58 educadores de infância e professores do 1.º CEB em exercício, bem como 23 estudantes finalistas de cursos de mestrado que habilitam para a docência nesses níveis de ensino. Com base nos resultados obtidos, reconhecem-se lacunas nas práticas e nas crenças e defende-se a importância de formação inicial e contínua nesta área.
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