Design do currículo em rede? Dinâmica relacional das associações de professores na elaboração das Aprendizagens Essenciais em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.24086

Palavras-chave:

Associações de professores, Design do currículo, Políticas curriculares, Análise de redes, Colaboração docente

Resumo

O convite do Ministério da Educação português às associações de professores (AP), em 2016, para a sua participação no processo de definição das Aprendizagens Essenciais (AE) é inédito no contexto histórico-curricular português, como na maioria dos países do mundo. Neste texto pretende-se perceber a estrutura social e a dinâmica de interação criada pelas AP na elaboração das AE, respondendo às seguintes questões de investigação: i) Que atores foram convidados pelas AP para as suas equipas e que relações de interação estabeleceram entre si?; ii) Que dinâmica relacional estabeleceram as associações das várias áreas disciplinares entre si? Como metodologia privilegiámos a análise de redes sociais (Social Network Analysis – SNA) que permite detetar a estrutura das relações sociais, e seus padrões de interação e representá-los graficamente. Elaborámos um questionário de análise de redes que foi aplicado às 18 AP que participaram na elaboração das AE. Os resultados demonstram que as AP constituíram equipas formadas, sobretudo, por elementos especialistas na disciplina da área. A representação social do conhecimento profissional por parte das AE desvaloriza o conhecimento do currículo. Verificou-se ainda a pouca colaboração entre associações na elaboração das AE, o que se pode justificar pela tradição do sistema educativo português anterior ao 25 de Abril, que se sustentava numa lógica de trabalho individual dos docentes, e pela génese ou cultura disciplinar das AP.

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Biografia Autor

Joana Viana, Universidade de Lisboa, Portugal

Joana Viana é licenciada e mestre em Ciências da Educação, e doutorada em Educação, na área de especialidade Teoria e Desenvolvimento Curricular, pelo Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa.

Professora Auxiliar Convidada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, investigadora colaboradora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), da mesma instituição, e investigadora associada do Núcleo de Leiria do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. É Perita Externa do Instituto de Educação ao abrigo do Programa TEIP (DGE) e consultora pedagógica para várias entidades, no âmbito de diferentes projetos com caráter educativo. 

Situando a sua atividade académica nas áreas de Currículo e Tecnologias Educativas, tem vindo a dedicar-se a questões relacionadas com a utilização de tecnologias digitais em contextos de aprendizagem, quer formais quer informais, e nos modos como o currículo é equacionado, desenhado e implementado. É nesse âmbito que tem desenvolvido o seu trabalho de investigação e realizado várias publicações. 

 

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Almeida, S., Viana, J., Barcelos, N., Roldão, M. do C., & Peralta, H. (2023). Design do currículo em rede? Dinâmica relacional das associações de professores na elaboração das Aprendizagens Essenciais em Portugal. Revista Portuguesa De Educação, 36(1), e23015. https://doi.org/10.21814/rpe.24086